O fumo do grande incêndio no Lindoso, em Ponte da Barca, já chega a Braga – bem como a outros concelhos do Minho – o que levou a Proteção Civil a emitir recomendações com especial atenção às crianças.
Em comunicado, a Proteção Civil do Município de Braga salienta “que o fumo que se faz sentir hoje no concelho não tem origem em qualquer incêndio florestal ativo no território de Braga”, resultando de “incêndios florestais que estão a ocorrer em concelhos vizinhos, sendo transportado pelo vento e afetando a qualidade do ar na nossa região”.
A Proteção Civil pede que se evitem alarmismo e recomenda “especial atenção às crianças, especialmente em contextos como ATL e escolas”.
“Continuamos a acompanhar a situação e manteremos a população informada de qualquer desenvolvimento relevante”, salienta o comunicado.
A Proteção Civil recomenda evitar “atividades físicas ao ar livre enquanto o fumo se mantiver no ar” e manter “portas e janelas fechadas”.
“Em caso de maior sensibilidade respiratória, procure permanecer em ambientes fechados e, se necessário, contacte os serviços de saúde”, conclui o aviso.
Já a página Meteo Trás os Montes – Portugal partilhou uma imagem de satélite que mostra a evolução do fumo, que além de Braga, já chega também aos distritos do Porto, Aveiro, Coimbra e parte de Leiria.
O fogo que deflagrou no sábado no lugar de Parada, freguesia do Lindoso, e segue em direção a Ermida e Lourido, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, estava, às 09:40, a ser combatido por 10 meios aéreos, 268 operacionais e 85 meios terrestres.