O fumo que cobre o Oceano Atlântico e o Noroeste da Península Ibérica, provocado pelos incêndios dos últimos dias, ainda se mantém, mas a sua concentração parece ter diminuído já esta noite, podendo ver-se a lua com os tons habituais.
Contudo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou para a pluma de cinzas de enormes dimensões que, para além da expansão sobre o Atântico, atingiu a zona norte da Península Ibérica, com impacto na qualidade do ar.
Refere o IPMA que, “com a rotação prevista do vento para o quadrante oeste durante o fim de semana, uma parte desta pluma a oeste do território continental irá ser advectada novamente para as regiões Norte e Centro, podendo atingir o interior destas regiões e influenciar a qualidade do ar”.
O IPMA lembra também que é esperada, já a partir desta noite, a “ocorrência de aguaceiros dispersos, por vezes acompanhadas de trovoada e rajadas convectivas, sendo mais prováveis no interior”.
No dia de amanhã, o IPMA prevê a ocorrência de aguaceiros que poderão ser fortes nas regiões do Norte e Centro, em especial no Minho e Douro Litoral e nas zonas montanhosas, podendo ainda ocorrer trovoada, embora com baixa probabilidade.