O projeto para a modificação do chamado Nó rodoviário de Ínfias, cuja apresentação pública ocorre dentro de dias, segue-se um outro projeto arquitetónico, também já pronto, para o prolongamento da Variante do Cávado, de Frossos até Ferreiros.
O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio revelou a O MINHO que, a futura variante depende da empresa estatal Infraestruturas de Portugal, “com quem está a conversar”, mas diz esperar que avance com o próximo Governo: “O processo será moroso, porque vão ter que se fazer as expropriações de terrenos, além da execução da obra”.
O autarca salientou que “ambas as intervenções são cruciais para mitigar os impactos que o crescimento da cidade e da sua população hoje têm sobre o trânsito local”.
No caso do ‘Nó’, com a apresentação pública, o projeto fica apto a seguir para concurso para execução da obra em 2022.
Já no que toca à ligação até Ferreiros, nomeadamente à zona do ‘E.leclerc’, Rio sublinha que custará entre oito a dez milhões de euros: “Com a extensão até Ferreiros, boa parte do trânsito que vai para Norte será desviado do centro da cidade”.
Em projeto estão, ainda, as ligações aos parques industriais de Pitancinhos e de Adaúfe.
Recorde-se que está em fase de execução a obra de prolongamento da variante, com 1.134 metros, que fica pronta em 2022, a partir da rotunda do centro comercial Nova Arcada até Frossos. Beneficia em especial as freguesias de Palmeira, Real e Dume.
Em paralelo, o Município fez um acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente para a renaturalização do poluído rio Torto, um dos anseios dos moradores da zona.