O Gil Vicente venceu hoje o AVS por 4-2, num emotivo jogo da segunda jornada da I Liga portuguesa de futebol, em que o médio japonês Fujimoto esteve em destaque ao assinar um ‘hat-trick’.
Kiki Afonso apontou um tento inaugural do desafio, para os avenses, aos 32 minutos, mas os ‘galos’ deram a volta com os golos de Jorge Aguirre (37) e primeiro de Fujimoto (41), a que o AVS ainda respondeu, na etapa inicial, recuperando o empate por Nenê (45+3).
Na segunda metade, e já depois de os visitantes terem ficado sem Samuel Granada, aos 61 minutos, numa expulsão por acumulação de amarelo, Fujimoto assumiu-se como a figura do encontro, resgatando a vantagem, aos 90+4, e ampliando-a, aos 90+6.
Com este resultado, os gilistas, que hoje estrearam o novo técnico Bruno Pinheiro, somaram os primeiros três pontos da época, que lhes permite ascenderem ao oitavo lugar da prova, enquanto o AVS cai para 12.º, com apenas um ponto.
A necessidade de ambas equipas em pontuar precipitou uma primeira parte muito emotiva, na qual os visitantes até entraram melhor, forçando uma maior presença na área contrária, e materializando-a com boas oportunidades de golo, através de Samuel Granada e Léo Alaba.
O Gil Vicente, algo surpreendido com a entrada de rompante dos avenses, forçava-se a maior contenção nos primeiros minutos, mas ainda tentou espreitar alguns contra-ataques, embora finalizados com parca pontaria de Félix Correia e Jorge Aguirre.
Apesar do ritmo cativante, o desafio só começou a ganhar a emoção do golo a partir da meia hora, com o AVS a justificar o ascendente inicial, e a inaugurar o marcador, num belo remate de primeira do reforço Kiki Afonso, após assistência primorosa de John Mercado, aos 32 minutos.
No entanto, a festa dos forasteiros não durou mais de cinco minutos, porque o Gil Vicente reagiu bem à contrariedade e aos 37, num contra-ataque, com alguma felicidade nos ressaltos, conseguiu colocar Tidajany Touré a assistir Jorge Aguirre, para um golo de belo efeito do espanhol.
O tento encheu de confiança os ‘galos’ em mais quatro minutos operaram a reviravolta, novamente com Tidjany Touré a aproveitar um ressalto num adversário para fazer a bola sobrar para Fujimoto, que, aos 41, assinou o 2-1.
O resultado castigava, em demasia, a atuação dos avenses até ao momento, que minimizaram danos, resgatando o empate, ainda antes do intervalo, num cabeceamento do veterano Nenê, a aproveitar um lance de insistência de John Mercado, que fixou o 2-2 no tempo de descanso.
No reatamento, e depois da movimentação frenética do marcador, os dois conjuntos regressaram com mais cautelas, mas a situação piorou para o AVS, que aos 61 minutos ficou reduzido a 10 unidades, após Samuel Granada ver o segundo cartão amarelo.
Os ‘galos’ tentaram aproveitar essa fragilidade do rival, e aos 70 minutos, Maxime Dominguez, com remate de fora da área, permitiu ao guarda-redes avense Simão Bertelli a defesa da noite.
Jorge Aguirre, aos 76, ainda esteve perto de assinar o ‘bis’ pelos gilistas, num cabeceamento ao lado, num movimento imitado pelo recém-entrado Depú, aos 86, mas sem suficiente pontaria.
O AVS tentou proteger-se, recuando no terreno para os últimos momento do desafio, mas, já depois dos 90 minutos, cometeu um erro fatal, com Jorge Teixeira, a desviar a bola com o braço, na área, numa disputa de bola com Mory Gbane, numa falta sancionada com grande penalidade, após consulta das imagens do videoárbitro.
Na cobrança do castigo, já ao 90+4, Fujimoto assinou o 3-2, e apenas dois minutos depois tornou-se o homem do jogo, chegando ao ‘hat-trick’, numa desmarcação a um passe de Félix Correia, para fixar o 4-2 final.
Resumo
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio Cidade de Barcelos, em Barcelos.
Gil Vicente – AVS, 4-2.
Ao intervalo: 2-2.
Marcadores
0-1, Kiki Afonso, 32 minutos.
1-1, Jorge Aguirre, 37.
2-1, Fujimoto, 41
2-2, Nenê, 45+3.
3-2, Fujimoto, 90+4.
4-2, Fujimoto, 90+6.
– Gil Vicente: Andrew, Zé Carlos, Buatu, Rúben Fernandes (Jousé Sá, 75), Kazu, Mory Gbane, Maxime Dominguez (Diego Collado, 82), Fujomoto, Tidjany Touré (Yaya Sithole, 62), Jorge Aguirre (Depú, 82) e Félix Correia.
(Suplentes: Brian Araújo, Facundo Cáseres, Diego Collado, João Pinto, Carlos Ventura, Yaya Sithole, Josué Sá, Depú e Mutombo).
Treinador: Bruno Pinheiro.
– AVS: Simão Bertelli, Leo Alaba, Clayton Sampaio, Devenish, Kiki Afonso, Baptiste Roux, Aburjania (Jonathan Lucca, 66) Lucas Piazón (Eric Vega, 81), Samuel Granada, Nenê (Jorge Teixeia, 66) e John Mercado (Yair Mena, 77).
(Suplentes: Pedro Trigueira, Jorge Teixeira, Yaur Mena, Gustavo Mendonça, Eric Veiga e Jonathan Lucca).
Treinador: Vítor Campelos.
Árbitro: Bruno Costa (AF Viana do Castelo)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Samuel Granada (34 e 61), Zé Carlos (62), Clayton Sampaio (62), Jorge Teixeira (89) e Devenish (90+9). Cartão vermelho por acumulação para Samuel Granada (61).
Assistência: 7.349 espetadores.