Seguir o O MINHO

Região

Fronteiras com Espanha devem abrir já no sábado

Fronteiras

em

A fronteira entre Portugal e Espanha poderá reabrir já este sábado, depois de uma melhoria significativa relativamente à situação epidemiológica nos dois países. De acordo com o jornal PÚBLICO, o anúncio será feito em despacho conjunto entre os ministros da Saúde e da Administração Interna.

Em Espanha, apesar do fecho de fronteiras estar apontado até ao próximo dia 09, também já se fala em reabertura a partir do dia 01, com o jornal Hoy a citar fonte do Governo para essa informação. Adianta, no entanto, que não é necessário estado de emergência nos dois países para voltarem as restrições de deslocação.

As restrições têm motivado protestos por parte das comunidades fronteiriças galegas e do Alto Minho, mas também de outras comunidades espanholas, como é o caso das regiões na fronteira com França. Até agora, apenas podem atravessar as fronteiras autorizadas os residentes no outro país, trabalhadores transfronteiriços, motoristas de veículos de mercadorias ou outras deslocações perante questões essenciais.

Estas medidas foram tomadas em coordenação do Governo espanhol com o Governo português, que em 28 de janeiro último decidiu limitar as deslocações para fora do território continental, por qualquer meio de transporte, e repor o controlo nas fronteiras terrestres.

Populares