Sem trégua. O frio intenso vai manter-se até final da semana e a próxima manhã de quarta-feira será de temperaturas mínimas negativas um pouco por toda a região do Minho, com exceção de localidades situadas a menos de 20 quilómetros do litoral.
Em alguns casos, no interior, as mínimas só vão subir a partir das 10:00, quando o sol já estiver num ângulo de maior amplitude.
Prevê-se formação de geada que pode originar gelo nas estradas, dificultando a condução rodoviária.
Na tarde de quarta-feira a temperatura irá subir e há possibilidade de alguma chuva no Alto Minho, mas a sensação térmica continuará a ser de frio.
Em Melgaço, graças aos aguaceiros, é possível a formação de chuva congelante ao final da tarde de quarta-feira, de acordo com o modelo de previsão europeu ECMWF.
Trata-se de chuva que congela em contacto com o solo, envolvendo num manto de gelo os objetos onde cai.
Nos pontos mais altos do Parque Nacional da Peneda-Gerês pode ocorrer alguma neve, sem acumulação,
De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), até 02 de março existirá persistência de valores baixos da temperatura mínima, o que motivou um aviso amarelo devido ao tempo frio, já em vigor em todo o Minho.
A autoridade de saúde pública de Braga também alertou a população para a vaga de frio que se prolonga até final da semana, deixando algumas recomendações orientadas pela Direção-geral da Saúde.
As temperaturas mínimas no Minho devem subir de forma mais acentuada a partir do próximo domingo.
Dezassete dos 18 distritos de Portugal continental estão a partir desta terça-feira e até quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo frio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga vão estar sob aviso até às 10:00 de quinta-feira devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.
O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga entre as 12:00 e as 21:00 de hoje por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.
Também a Costa Norte da Madeira e a ilha do Porto Santo vão estar sob aviso amarelo até às 12:00 de hoje devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.
O aviso amarelo, o menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.