Uma superfície frontal associada à depressão Caetano vai atravessar o território português de quinta para sexta-feira, o que irá originar períodos de chuva e de vento forte nas regiões Norte e Centro, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com os modelos de previsão meteorológica, embora a tempestade vá para Norte da Europa, a frente irá descer a partir da Galiza e entrar em território português por Viana do Castelo, afetando especialmente os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Porto.
Assim, o IPMA refere que a depressão tem deslocamento para leste, “passando a norte da Península Ibérica e em direção à Bretanha”, afetando a costa norte de Espanha, mas “com os dados disponíveis atualmente, não se prevê a emissão de avisos meteorológicos para Portugal continental”.
“No entanto prevê-se que a superfície frontal fria associada à depressão atravesse o território continental de quinta para sexta-feira, dias 21 e 22, o que irá originar períodos de chuva nas regiões Norte e Centro e vento forte com rajadas até 70 km/h nas terras altas das regiões Norte e Centro”, refere o IPMA em comunicado.
Em relação à agitação marítima, durante os dias 21 e 22, “são esperadas ondas de noroeste não passando os 3 metros de altura significativa”.