Seguir o O MINHO

Barcelos

Freguesia mais populosa de Barcelos instala cinzeiros para acabar com beatas no chão

Arcozelo

em

Foto: JF Arcozelo

A Junta de Arcozelo, freguesia com mais população do concelho de Barcelos, instalou 30 cinzeiros de parede em diversos locais com o objetivo de acabar com as beatas no chão. “A ideia é poder reduzir ou mesmo acabar com as beatas espalhadas pelo chão e sermos todos agentes de mudança”, salienta a autarquia.

Em declarações a O MINHO, o presidente da Junta, José Monteiro da Silva, explica que os cinzeiros foram colocados sobretudo na parte urbana da freguesia, embora também se tenha estendido às zonais rurais.

Os locais escolhidos foram postes das passadeiras, as paragens do autocarro urbano Barcelos Bus e junto de estabelecimentos comerciais.

Foto: JF Arcozelo

Os cinzeiros foram colocados na quinta-feira e poderão vir a ser colocados mais. “Vamos fazer uma avaliação e se fizer falta colocaremos mais. É natural que ainda faça falta”, nota o presidente da Junta.

O investimento não foi muito avultado, rondou os 1.200 euros, mas o impacto que poderá ter no asseio e limpeza das ruas de Arcozelo é grande, considera Monteiro da Silva, adiantando já outro projeto que tem em mente.

“Estamos a pensar em colocar casotas com os sacos para [apanhar as fezes] dos cães. Na junta já oferecemos os sacos, mas agora vamos colocá-los nos próprios jardins com o dispositivo total. A ver se temos um Arcozelo mais limpo”, realça o autarca.

Foto: JF Arcozelo

Ainda em relação aos cinzeiros, Monteiro da Silva congratula-se por Arcozelo ter sido uma freguesia pioneira, recordando que a ideia surgiu logo que foi decretada a chamada ‘lei das beatas’, e gostava de ver a iniciativa replicada em Barcelos e noutros concelhos.

A partir de hoje atirar beatas para o chão dá até 250 euros de multa

No passado dia 3 de setembro, entrou em vigor a Lei n.º 88/2019, de redução do impacto das pontas de cigarros, charutos ou outros cigarros no meio ambiente que pune com coimas entre 25 e 250 euros quem atirar beatas para a via pública.

Populares