A União de Freguesias de Este (São Pedro e São Mamede), no concelho de Braga, está de luto devido à morte de um estimado octogenário da localidade em colisão rodoviária na Póvoa de Lanhoso, na noite de segunda-feira.
Leonel Silva Bastos, de 82 anos, viúvo, residente na Rua de Cima, em São Pedro de Este, próximo da localidade de Bela Vista, em Braga, tinha acabado de jantar, num restaurante das proximidades, no lugar da Rita, da freguesia de Covelas, em Póvoa de Lanhoso, quando ao entrar na EN103 se verificou a colisão, com um automóvel oriundo de Braga.
Depois de intensas manobras para a tentativa de reverter a situação grave, a equipa de medicina e de enfermagem da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM.
O presidente da União de Freguesias de Este (São Pedro e São Mamede), Manuel Carvalho, em declarações prestadas a O MINHO, esta terça-feira, afirmou: “Ficámos todos em estado de choque quando soubemos da morte do senhor Leonel”.
“Isto não são palavras de circunstância, porque se tratava de uma pessoa muito estimada e querida, por todos nós, trabalhou a vida inteira, muitos anos na distribuidora Grula e tinha um minimercado, aqui em São Pedro de Este”, salientou o autarca.
O funeral ainda não tem data nem hora marcadas, estando a organização das cerimónias fúnebres a cargo da Euro Funerária, da freguesia vizinha de Gualtar, em Braga.
As circunstâncias do sinistro serão apuradas pelo Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação (NICAV) do Destacamento de Trânsito, oriundo do Comando Territorial da GNR de Braga.
Como O MINHO noticiou em primeira mão, do acidente de viação ocorrido naquele entroncamento da Estrada Nacional 103 (EN103), na zona da Rita, em Covelas, Póvoa de Lanhoso, houve ferimentos ligeiros num casal, cujo carro após embater na carrinha da vítima mortal, se enfaixou num rail.
O comandante das operações de socorro foi Nuno Rebelo, que é o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, secundado por João Cruz, um dos dois adjuntos do comando operacional desta associação humanitária povoense.