Arquivo

Francisco Neto quer melhorar capacidade de Portugal ter a bola sobre pressão

Preparação para o Mundial
Francisco neto quer melhorar capacidade de portugal ter a bola sobre pressão
Selecionador Francisco Neto. Foto: FPF

O treinador da seleção feminina de futebol, Francisco Neto, disse hoje que Portugal tem que crescer na capacidade de ter a bola sobre pressão, tendo em conta as adversárias que terá no Mundial deste verão.

A seleção nacional, com todas as 25 jogadoras disponíveis, treinou hoje no Estádio 1.º de Maio, em Braga, preparando os jogos particulares com o Japão, na sexta-feira, às 17:00, e com o País de Gales, na terça-feira, às 17:30, que terão lugar no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Questionado, no final do treino, sobre que faceta do jogo Portugal pode melhorar mais, o treinador referiu a “capacidade ter bola sob pressão”.

“No campeonato do mundo, vamos encontrar duas equipas acima de nós no ranking, o campeão [Estados Unidos] e o vice-campeão [Países Baixos]. Sabemos que vamos estar muitas vezes sobre pressão e é impossível estar 90 minutos só a defender. Queremos conseguir ter a bola, dominar algumas partes do jogo e crescer nesse momento. Temos vindo a trabalhar nisso, estamos melhores, mas queremos crescer para poder competir com essas equipas”, disse o técnico.

Francisco Neto frisou que o Mundial “vai ser mais exigente” do que o play-off: “o que fizemos aí não é suficiente para a exigência do Mundial, que vai exigir de nós mais na dimensão física, técnica, tática e emocional”.

Sobre os jogos com o Japão e País de Gales, que vão criar “problemas completamente distintos”, frisou que servirão para “ajudar a perceber em que estado” a equipa está e o que precisa de fazer para estar “mais preparada para o Mundial”.

“Claro que o resultado, nesta instituição, é sempre importante, mas vamos focar-nos mais no processo, na nossa competitividade e organização. Queremos ver qual o estado atual da equipa, tendo em conta também que a época já vai longa e há alguma fadiga acumulada pelo que têm feito nos clubes”, afirmou Francisco Neto.

Este será o primeiro jogo depois da qualificação inédita para o Campeonato do Mundo na Austrália e Nova Zelândia, de 20 de julho e 20 de agosto, no qual Portugal integra o Grupo E, juntamente com os Estados Unidos, detentores do título mundial, Países Baixos, vice-campeões, e o Vietname, que, tal como a equipa lusa, está pela primeira vez numa fase final de um Mundial.

“Estão muito felizes e animadas, com muita ansiedade para começar porque [o apuramento para o Mundial] era um sonho muito grande, de muita gente, e ainda se nota que essa felicidade está presente. Mas, agora, também há muita responsabilidade para o que aí vem, ter a consciência de que temos que dar um passo em frente no nosso nível para poder estar num campeonato do mundo com boas prestações”, disse.

Portugal estreia-se no Mundial em 23 de julho, diante das neerlandesas, defronta as vietnamitas quatro dias depois, em 27 de julho, antes de encerrar a participação na fase de grupos perante as norte-americanas, em 01 de agosto.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Treinador do vitória quer jogadores “tranquilos” na visita ao boavista

Treinador do Vitória quer jogadores “tranquilos” na visita ao Boavista

Próximo Artigo
Schmidt assume que vencer clássico aumenta probabilidade de benfica ser campeão

Schmidt assume que vencer clássico aumenta probabilidade de Benfica ser campeão

Artigos Relacionados