Seguir o O MINHO

I Liga

FPF e DGS definem testar jogadores apenas 24 horas antes dos jogos da I Liga

Covid-19

em

Foto: Twitter de Vitória SC

Os futebolistas dos clubes da I Liga portuguesa vão realizar testes à covid-19 24 horas antes de cada jogo, confirmou hoje à Lusa fonte ligada ao processo.


O protocolo sanitário para a retoma do principal escalão do futebol nacional previa um rastreio ao novo coronavírus 48 horas antes dos jogos e outro o mais perto possível do arranque dos encontros, mas a equipa de especialistas da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Direção-Geral da Saúde (DGS) concordaram em testar os jogadores apenas 24 horas antes.

De acordo com a mesma fonte ligada ao processo, este agendamento dos testes justifica-se pelo curto intervalo temporal entre os jogos das 10 últimas jornadas da I Liga, que tem o seu reinício marcado para 03 de junho, com a receção do Portimonense ao Gil Vicente, e fim previsto para 26 de julho.

O reatamento do principal campeonato português de futebol consta no plano de desconfinamento do Governo face à pandemia de covid-19, que provocou o a suspensão, adiamento e cancelamento de praticamente todas as competições desportivas.

A Bundesliga foi reatada em 16 de maio, sem público e com fortes restrições, em Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal está previsto o reinício das competições, enquanto França, Bélgica, Escócia e dos Países Baixos cancelaram os campeonatos.

Anúncio

I Liga

Treinador diz que Santa Clara vai atingir a melhor classificação de sempre na I Liga

I Liga

em

Foto: Twitter / I Liga

O treinador do Santa Clara, João Henriques, disse hoje que a equipa vai atingir a melhor classificação da história do clube na I Liga de futebol, considerando o jogo frente ao Marítimo “extremamente importante” para esse objetivo.

“Vamos conquistar a melhor classificação de sempre do Santa Clara e, para isso, este jogo [frente ao Marítimo], é para nós extremamente importante. Porque é um jogo na nossa casa, emprestada, mas é a nossa casa”, assinalou João Henriques, em conferência de imprensa de antevisão ao encontro com o Marítimo da 30.ª jornada do campeonato.

O técnico falava na Cidade do Futebol, em Oeiras, casa emprestada dos açorianos até final do campeonato devido à covid-19.

Em cinco presenças no principal escalão do futebol português, o Santa Clara atingiu a melhor pontuação de sempre na época 2018/19, com João Henriques ao leme, com a marca de 42 pontos.

A equipa açoriana está com 38 pontos e em caso de vitória fica a um ponto de igualar a melhor pontuação da história do clube, quando ainda faltam disputar cinco jornadas.

“A equipa do Marítimo [vem] à procura da estabilidade na tabela classificativa, a necessitar de pontos, e o Santa Clara à procura da melhor classificação possível nesta fase da época, em que, felizmente, não estamos a olhar para trás”, assinalou.

João Henriques afirmou que a pontuação da equipa permite “segurança” para olhar “apenas para a frente” na tabela classificativa.

“Olhámos apenas para a frente, o que nos dá segurança para, também, abordar esse jogo de uma forma bastante positiva, até porque queremos dar uma resposta rápida àquele jogo menos conseguido, ainda por cima sem pontos [frente ao Boavista]”, destacou.

Na última jornada, os ‘encarnados’ de Ponta Delgada perderam pela primeira vez desde a retoma do campeonato – suspenso devido à covid-19 – frente ao Boavista, por 1-0, no estádio do Bessa.

“Os jogadores do Santa Clara sabem perfeitamente que cada jogo tem a sua história. Nós não conseguimos trazer pontos do Bessa num jogo difícil, mas a história deste jogo frente ao Marítimo vai ser complemente diferente”, apontou.

A equipa madeirense vem de uma vitória por 2-0 contra o Benfica, nos Barreiros, no encontro que marcou a despedida de Bruno Lage do comando técnico dos campeões nacionais.

João Henriques afirmou que o Marítimo vai se apresentar diante do Santa Clara da “mesma forma que estava antes do jogo frente ao Benfica”, com “muita vontade de conquistar pontos” e sendo “competente”, tal como “mostrou antes e durante o jogo” com os ‘encarnados’.

“Jogadores com qualidade, uma equipa organizada e competente, um treinador experiente, conhecedor daquilo que pretende para a sua equipa e do que pode esperar dos adversários”, afirmou Henriques, caracterizando o próximo adversário.

Santa Clara, 10.º classificado com 38 pontos, defronta o Marítimo, 12.º com 31, na sexta-feira, às 19:15, na Cidade do Futebol.

Continuar a ler

I Liga

Belenenses SAD e Tondela empatam em duelo de ‘aflitos’ na I Liga

I Liga

em

Foto: Twitter de Liga Portugal

O Belenenses SAD e o Tondela empataram hoje 1-1, em jogo da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, num duelo entre duas equipas que lutam pela manutenção no escalão máximo.

Na partida disputada na Cidade do Futebol, em Oeiras, casa do Belenenses SAD até ao final da época, foi o Tondela a inaugurar o marcador, aos 09 minutos, por intermédio de Ronan, com Cassierra a empatar a partida aos 39.

Com este empate, o Belenenses SAD, que somou o quarto jogo sem vencer, está em 14.º, com 31 pontos, enquanto o Tondela, que vai em três jogos sem ganhar, é 15.º, com 30. O Portimonense, primeira equipa em zona de despromoção, soma 27 pontos.

Continuar a ler

I Liga

FC Porto vence Paços de Ferreira

I Liga

em

Foto: Twitter / FC Porto

FC Porto venceu hoje por 1-0 na visita ao terreno do Paços de Ferreira, em jogo da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e aumentou a vantagem sobre o Benfica na liderança da competição.

O defesa Mbemba, aos 07 minutos, marcou o golo que garantiu o segundo triunfo consecutivo dos ‘dragões’ na prova.

Com esta vitória, o FC Porto (70 pontos) aproveitou a derrota do Benfica na visita ao Marítimo (2-0), que levou à saída do técnico Bruno Lage, para aumentar para seis pontos a diferença para os ‘encarnados’, que somam 64, enquanto o Paços de Ferreira está em 13.º, com 31 pontos, sete acima da zona de despromoção.

Continuar a ler

Populares