Uma fotografia da zona do Ribeiro Dola, na Serra do Gerês, em pleno momento de tempestade, venceu primeiro prémio na categoria de paisagens, durante o Festival de Imagem de Natureza de Vouzela Insitu – um evento que tem como grande objetivo a promoção e a conservação da natureza através da imagem.
O retrato vencedor da categoria, batizado “Resilience”, mostra “pinheiros silvestres, no ribeiro do Dola em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, sendo fustigados por uma grande tempestade”, descreve o autor Mário André Barros da Cunha.
O mesmo autor ainda conseguiu ganhar o terceiro prémio da mesma categoria com uma fotografia à qual deu o nome de “Somber”, que retrata “uma atmosfera incrível a cobrir um dos vales do Parque Nacional da Peneda-Gerês”.
Segundo a organização do concurso, a categoria paisagem “pretendia destacar a imponência de um cenário natural ou uma visão mais intimista da paisagem, procurando enaltecer a beleza e diversidade dos ecossistemas existentes em território português”.
A XII edição dos prémios Insitu – Festival de Imagem de Natureza de Vouzela, decorreram entre 04 e 07 de maio e distinguiram oito categorias com três prémios cada: paisagem, aves, mamíferos, répteis e anfíbios, peixes e invertebrados, flora e fungos, arte fotográfica e uma categoria dedicada ao Parque Natural Local Vouga-Caramulho.
Tiago Mateus, com uma fotografia de corvos-marinhos, venceu a categoria “aves” e foi o vencedor absoluto desta edição de 2023.