Fotografar esta ave rara vale 440 euros

Fotografar uma das aves mais raras de Portugal pode valer prémios até 440 euros. Trata-se do Chasco-preto (Oenanthe leucura), considerada “uma ave enigmática, que falta na lista de muitos observadores de aves”.

Segundo a identificação levada a cabo pelo portal especializado “Aves de Portugal”, o chasco-preto é “um pouco mais pequeno que um melro-azul”, e é “difícil de identificar quando está pousado”.

Contudo, em voo, é inconfundível, “pois o contraste entre a cauda branca (com um T preto na extremidade) e o resto da plumagem de tom escuro é facilmente visível e elimina qualquer hipótese de confusão”, relata a mesma fonte.

“O chasco-preto já teve em Portugal uma distribuição muito mais alargada que atualmente, havendo registos da sua presença nas Berlengas e em diversos locais do Alentejo. Atualmente a sua distribuição é bastante restrita e a espécie encontra-se fortemente ameaçada”, salienta a Aves de Portugal.

Foto: R. N.

Em Carrazeda de Ansiães, Trás-os-Montes, realiza-se durante dois dias (04 e 05 de maio) um Festival do Chasco-preto, por aquele município ter uma das maiores concentrações da espécie, que está classificada como “criticamente em perigo”, segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados.

Fonte: E-bird / Aves de Portugal

“O Festival do Chasco Preto tem um duplo objetivo, alertar a sociedade para a ameaça do desaparecimento desta espécie assim como identificar o concelho de Carrazeda de Ansiães, como um território com um enorme potencial na área do turismo ornitológico”, diz a autarquia em comunicado.

No primeiro dia do festival será realizado o concurso de fotografia, com os registos a serem analisados por um júri composto por três elementos de entidades diferentes, Pedro Alves (PALOMBAR), Artur Cascarejo (PNRVT), e o fotojornalista Leonel de Castro, convidado pelo Município de Carrazeda de Ansiães.

A revelação das fotografias vencedoras vai decorrer no dia 05 de maio de 2024, no auditório do CITICA, no Seminário do Festival do Chasco Preto. Os prémios são atribuídos às três fotografias vencedoras: 1.º lugar 250 euros; 2.º lugar 125 euros e 3.º lugar 65 euros.

As submissões das fotografias podem ser efetuadas aqui.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

GNR fora de serviço impede furto em Cerveira

Próximo Artigo

PCP considera que carta enviada pelo PS ao PSD mostra “grande peso de consciência”

Artigos Relacionados
x