Fotógrafa polaca veio para Barcelos fazer voluntariado e acabou rendida às “festas e romarias”

Exposição de fotografia
Foto: Pedro Gonçalo Costa / O MINHO

Uma jovem polaca inaugurou uma exposição de fotografia, na segunda-feira, em Barcelos. Alicja Nowosad chegou à cidade em fevereiro para fazer voluntariado, acabou rendida às tradições do Minho e, agora, exibe as fotografias tiradas através da ‘lente’ de uma “visitante de um país eslavo”.

Vinda da Polónia para integrar um programa de voluntariado do Corpo Europeu de Solidariedade, orientado pela associação Sopro, Alicja aterrou em Barcelos e diz que viveu “um pequeno choque cultural”. “Na Polónia, nós não temos tantas festas e romarias, nem vamos para a rua dançar ao som de música tradicional aos domingos”, lê-se na apresentação do Alicja.

Foto: Pedro Gonçalo Costa / O MINHO
Foto: Pedro Gonçalo Costa / O MINHO

Foi por isso que ela “quis capturar esses momentos”. Na exposição “Barcelos aos olhos de uma voluntária”, patente na Casa da Juventude até 2 de dezembro, há fotografias da Festa das Cruzes, das concertinas que tocam ao domingo no centro da cidade, de uma vindima ou de muitos olhares que trocou nas ruas de Barcelos. “Fiquei agradavelmente surpreendida pelo quanto a cidade é fotogénica”, afirma.

Alicja nasceu na pequena cidade de Stalowa Wola, no leste da Polónia, e licenciou-se em Biologia Humana. No seu país, integrou grupos folclóricos locais e sempre achou que ia “sentir falta” disso em Portugal. “Fiquei surpreendida, porque esta parte de Portugal [Minho] é tão rica na cultura do folclore e pude captar isso nas minhas fotografias”, conta a fotógrafa na cerimónia de apresentação.

Foto: Alicja Nowosad
Foto: Alicja Nowosad

Apesar de ainda não dominar a língua portuguesa, sempre se deu “bem” com “um simples sorriso”. “As pessoas aqui são muito simpáticas, com um sorriso na cara a aproveitar a vida e sempre prontas a ajudar. Esta foi uma das razões que me fez adorar esta cidade”, diz a voluntária de 23 anos.

Na sessão de abertura, Mariana Carvalho, vereadora para Juventude da Câmara de Barcelos, realçou a pertinência destes registos às tradições, “que tantas vezes não damos o devido valor”, e que são fonte de inspiração para os visitantes.

Alicja diz que “tinha vontade de partilhar” as fotografias “com as pessoas daqui”, para mostrar como ela vê “a cidade de Barcelos” através dos “olhos de uma visitante de um país eslavo”. “Foi aqui em Barcelos que realizei o meu sonho antigo de realizar uma exposição de fotografia”.

Chegou há nove meses e, entre fotografias, participou em ações de voluntariado com a associação Sopro. Limpou praias em Apúlia e Esposende, participou em campanhas de recolha de alimentos, fez companhia a idosos da Associação Humanitária de Rio Covo Santa Eugénia (que marcaram presença na inauguração), entre tantas outras atividades.

Foto: Pedro Gonçalo Costa / O MINHO

A experiência de voluntariado de Alicja está a chegar ao fim. “Nunca pensei que dez meses pudessem passar tão rápido e que eu pudesse gostar tanto deste sítio”, refere. Em meados de dezembro, regressa à Polónia e leva “para sempre” no “coração” a cidade que considera ser “uma segunda casa”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x