Fotogaleria. Conheça todas as cinco novas VMER do INEM no Minho

VMER Barcelos. Foto: DR

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) dispõe a partir de agora de mais 22 novas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER’s), veículos já equipados com a mais recente tecnologia e a pensar sempre na melhor prestação dos seus serviços nos teatros de operações para que são solicitadas e ainda em maior segurança para todos os intervenientes, como até dos próprios profissionais que todos os dias arriscam a vida.

Para a região do Minho foram entregues VMER’s destinadas aos Hospitais de Braga, de Viana do Castelo, de Barcelos, de Guimarães e de Famalicão, tal como O MINHO deu a notícia, em primeira mão, tendo a cerimónia decorrido no parque de estacionamento do Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca, em Sintra, presidida pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, acompanhado também pelo presidente do Conselho Directivo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Luís Meira, o que foi registado, nos seus momentos mais significativos, com imagens que publicamos.

As VMER são veículos de intervenção pré-hospitalar destinados ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente e o principal objetivo consiste na estabilização pré-hospitalar e ainda no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência, assumindo um papel preponderante no apoio a populações, sendo ainda que as VMER atuam na dependência direta dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM e têm a base hospitalar.

Novo modelo das VMER’s

Segundo o INEM, existe desde abril de 2017 um novo modelo de aquisição e gestão da frota das VMER, para responder à necessidade de aquisição e substituição célere destes veículos, assegurando assim maior qualidade nos serviços prestados aos utentes, maior segurança dos profissionais e dos utilizadores da via pública, bem como visando melhor gestão do parque de VMER’s do INEM.

De harmonia com o novo modelo, passam a ser agora as Unidades de Saúde a efetuar diretamente a aquisição das viaturas. Cabe ao INEM subsidiar a compra e coordenar toda a atividade de gestão e operação conjunta da VMER, cabendo ainda aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde assegurar toda a tramitação dos procedimentos de aquisição, centralizando o processo em nome dos hospitais.

A propriedade das VMER passa a ser dos respetivos hospitais, que devem assegurar a sua manutenção, incluindo a contratação de seguros e o seu estado de operacionalidade permanente.

A rede de VMER’s do INEM encontra-se atualmente estabilizada e implementada em todo o território continental, com 44 viaturas em funcionamento, 14 no Norte do país, dez no centro, e 20 no Sul, 17 das quais na região de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo e três na região do Algarve.
As bases das cinco novas VMER’s

HOSPITAL DE BRAGA – VMER de Braga

UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DO ALTO MINHO – VMER de Viana

HOSPITAL DE SANTA MARIA MAIOR – VMER de Barcelos

CENTRO HOSPITALAR DA SENHORA DA OLIVEIRA – VMER de Guimarães

CENTRO HOSPITALAR MÉDIO AVE – VMER de Famalicão

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados