Seguir o O MINHO

Braga

Forum Arte Braga vai apresentar quatro exposições em 2019

Ministra da cultura inaugurou a primeira mostra

em

Foto: Divulgação

A programação de 2019 do Forum Arte Braga, a galeria de arte contemporânea criada em 2018 no Altice Forum Braga já foi apresentada, a primeira exposição foi inaugurada pela Ministra da Cultura, e resulta de uma parceira com o Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves.

Segue-se uma exposição do artista austríaco Oliver Laric, uma Coletiva de Jovens Artistas Portugueses e uma quarta e última exposição do artista portuense Jonathan Uliel Saldanha, que vai decorrer até aos primeiros dias de 2020.

“Pela sua diversidade artística, o programa do Forum Arte Braga para 2019 reflecte os objectivos da galeria desde a sua abertura. Um espaço aberto ao mundo e onde cabem todas as formas e expressões artísticas. Um espaço que alarga e engrandece a oferta cultural de Braga, uma cidade bimilenar com um património único”, referiu Ricardo Rio, Presidente do Conselho de Administração da InvestBraga e da Câmara Municipal de Braga.

A primeira exposição, que está patente ao público até 18 de Março, é composta por um conjunto de obras da Secretaria de Estado da Cultura em depósito na Colecção de Serralves “Corpo, Abstração e Linguagem na arte portuguesa”.

A segunda exposição, da autoria do artista austríaco Oliver Laric, vai decorrer entre os dias 29 de Março a 22 de Junho. Estabelecido em Berlim, a prática de Laric embarca em temas sugestivos da cultura pop, media, a relação entre o passado o presente e a globalização. No seu trabalho escultórico, Laric re-imagina esculturas clássicas Gregas e Romanas, produzindo trabalhos em grande escala com recurso a scans e Impressoras 3-D.

Segue-se uma Colectiva de Jovens Artistas Portugueses, de 28 de Junho a 5 de Outubro. Uma exposição que dará corpo a um desejo dos curadores em instigar e activar novos diálogos com as gerações mais jovens de artistas portugueses, dando oportunidade aos demais para uma exposição institucional em solo português.

A última exposição do ano, da autoria do artista portuense Jonathan Uliel Saldanha. O seu trabalho integra som, música, vídeo e gesto.

Como compositor e músico, actuou em vários festivais e salas de espectáculo, em Portugal e no estrangeiro, como são exemplo actuações no Sonar, Primavera Sound, Issue Project Room, Elevate e OUT.FEST.

Recorde-se que o Forum Arte Braga é uma iniciativa da InvestBraga que tem como missão exibir artistas portugueses e internacionais num contexto favorável ao diálogo crítico e à polinização cruzada. O eixo central da programação da galeria é uma preocupação com diferenças regionais e individuais, ao mesmo tempo que promove o cosmopolitismo e a colaboração.

Populares