Fortaleza de Valença vai começar a ser reconstruída por 1,3 milhões

Auto de consignação vai ser assinado na terça-feira
Foto: DR

O presidente da Câmara de Valença vai assinar na terça-feira o auto de consignação da reconstrução do pano de muralha da fortaleza que colapsou com as chuvas de 01 de janeiro, num investimento de 1,3 milhões de euros.

Em comunicado, a autarquia explicou tratar-se da reconstrução do Baluarte de São José, na Fortaleza de Valença, empreitada que recebeu visto do Tribunal de Contas (TdC).

A empreitada tem comparticipação financeira da Direção Geral das Autarquias Locais e do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural, contando com a colaboração e acompanhamento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

O município adianta que, “ao longo dos últimos meses, as equipas técnicas especializadas estudaram, avaliaram e projetaram a reconstrução deste pano de muralha”.

O concurso público foi lançado em outubro de 2023, pelo preço base de 1,6 milhões de euros, “e finalmente obteve o visto do TdC”.

A “intervenção proposta respeita o método construtivo e as características de construção originais, de finais do século XVII, início do século XVIII, de modo a assegurar que este pano de muralha mantenha a sua autenticidade”.

A Fortaleza de Valença é monumento nacional desde 14 de março de 1928 e encontra-se em processo de classificação como Património da Humanidade pela UNESCO.

Em 01 de janeiro, duas zonas da muralha sofreram derrocadas e outras partes daquela estrutura foram identificadas como estando em risco de derrocada, com diversas fissuras, na parte norte da fortaleza.

A fortaleza, principal ex-líbris da cidade de Valença, é anualmente visitada por mais de dois milhões de pessoas.

O monumento nacional assume particular importância pela dimensão, com uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros, e pela história, tendo sido ao longo dos seus cerca de 700 anos a terceira mais importante de Portugal.

A assinatura do auto de consignação da obra irá decorrer na terça-feira, pelas 11:00, no Baluarte de São José, na Fortaleza de Valença.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Ricardo Rio diz que BRT em Braga e TGV para Vigo serão "absolutamente transformadores"

Próximo Artigo

Tribunal de Madrid dá razão à Superliga contra a FIFA e a UEFA

Artigos Relacionados
x