Fortaleza de Valença candidata a património da humanidade

UNESCO
Fortaleza de valença candidata a património da humanidade
Foto: DR / Arquivo

A fortaleza de Valença está a um novo passo de poder integrar uma nova lista de monumentos património da UNESCO, depois de entregue o dossier de candidatura conjunta, esta quarta-feira, na Comissão Nacional daquela instituição, em Lisboa, com outros três municípios.

Recentemente, uma delegação de especialistas franceses defendeu a classificação da fortaleza a património mundial da UNESCO por considerar aquele monumento “um dos expoentes mundiais de fortificações abaluartadas”.

A candidatura resulta da colaboração entre Valença e das comunidades locais dos municípios de Almeida, Elvas e Marvão, assim como, de investigadores e especialistas de várias instituições de ensino superior.

As entidades envolvidas no processo fizeram a solicitação em conjunto, algo inédito em Portugal, o que implicou um grande esforço de conexão entre as mesmas já que os municípios participantes estendem-se por uma linha fronteiriça de 1.300 quilómetros.

Os representantes, Manuel Lopes (Valença), António Machado (Almeida), Nuno Mocinha (Elvas) e Luís Vitorino (Marvão) acreditam na força desta aliança e entendem que a certificação da UNESCO, irá, não só aumentar o fluxo turístico, como também melhorar e proteger estes “quatro pontos de valor e beleza únicas”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Braga: viajar de autocarro será 30% mais barato em 2020

Braga: Viajar de autocarro será 30% mais barato em 2020

Próximo Artigo
Circulação na linha do minho com “bastantes atrasos e perturbações”

Circulação na Linha do Minho com “bastantes atrasos e perturbações”

Artigos Relacionados