Seguir o O MINHO

Cávado

Formação de monitores do PROJETO RIOS decorre em março

em

O Município de Barcelos, através do pelouro do Ambiente, está a promover o “PROJETO RIOS”, que consiste na adoção de 500 metros de um rio. Depois da sessão de esclarecimento, que decorreu em outubro, chegou agora a vez da promoção de um curso de monitores, informou, esta segunda-feira, a autarquia.

“O projeto é simples e consiste na adoção de 500 metros de um rio por grupos, com um mínimo de quatro pessoas, de modo a promover a sensibilização da sociedade civil para os problemas e a necessidade de proteção e valorização dos sistemas ribeirinhos”, sublinhou.

Este evento destina-se a coordenadores de grupos que pretendam adotar um troço de um rio, bem como professores e profissionais em educação ambiental. Tem como objetivo programar planos de ação para a adoção de troços de rios, desenvolver competências para a realização de saídas de campo de monitorização e de utilizar adequadamente as ferramentas do Projeto Rios.

Os grupos assumirão a responsabilidade de vigilância e proteção do troço do curso de água que selecionaram, contribuindo assim para o processo de reabilitação desse leito.

Todos se podem inscrever no “Projeto Rios”: empresas, escolas (desde o ensino pré-escolar até à universidade sénior), juntas de freguesia, grupo de escuteiros, associações, famílias ou grupos de amigos, prevendo anualmente um tempo mínimo de dedicação de 7 horas.

O município de Barcelos associou-se a este projeto, financiando a aquisição do kit do “Projeto Rios” (€60), para os primeiros 15 grupos inscritos (1 kit por grupo), e a formação de monitores (€60) para os primeiros 30 inscritos (1 monitor por grupo).

O curso terá lugar nos dias 12 e 13 de março, entre as 9h00-13h00 e as 14h00-18h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos.

A participação é gratuita, devendo efetuar a inscrição através de email.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Barcelos. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares