Arquivo

Forças russas controlam quase 20% do território ucraniano, diz Zelensky

Guerra
Forças russas controlam quase 20% do território ucraniano, diz zelensky
Ukraine’s President Volodymyr Zelenskiy arrives for a meeting with European Parliament President Roberta Metsola, as Russia’s attack on Ukraine continues, in Kyiv, Ukraine April 1, 2022. Ukrainian Presidential Press Service/Handout via REUTERS ATTENTION EDITORS – THIS IMAGE HAS BEEN SUPPLIED BY A THIRD PARTY.

As forças russas ocupam atualmente “quase 20%” do território ucraniano, ou seja, 125.000 quilómetros quadrados, que incluem a anexada península da Crimeia e o território controlado ao lado dos separatistas pró-Moscovo desde 2014, afirmou o presidente Volodymyr Zelensky.

“Hoje, quase 20% do nosso território está controlado pelos ocupantes, ou seja, quase 125.000 quilómetros quadrados”, disse o presidente ucraniano num discurso para o Parlamento de Luxemburgo.

Antes do início da guerra, em 24 de fevereiro, as forças russas controlavam 43.000 km2 na Ucrânia, declarou Zelensky. Desde 2014, as forças russas ocupavam a península da Crimeia e, ao lado dos separatistas pró-Moscovo do leste do país, um terço da bacia de mineração do Donbass.

Os 20% do território ucraniano sob domínio russo superam a superfície de Bélgica, Holanda e Luxemburgo juntos, afirmou Zelensky.

Desde o início da guerra, os russos assumiram o controlo de algumas regiões do sul da Ucrânia e avançaram lentamente no Donbass, onde ocuparam Mariupol, no extremo sudeste.

O objetivo é assumir o controlo das duas regiões do Donbass: Donetsk e Lugansk, onde os combates não dão trégua.

Na quarta-feira, um negociador russo mencionou a possibilidade de um referendo nos territórios ocupados pelos russos, visando uma anexação. A consulta popular poderá acontecer em julho. Porém, as forças russas deixaram no fim de março a região de Kiev, onde sofreram baixas importantes, e parcialmente a região de Kharkiv, a norte do Donbass.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Desfile militar para honrar isabel ii decorreu em londres

Desfile militar para honrar Isabel II decorreu em Londres

Próximo Artigo
Mais de 5. 500 enfermeiros pediram escusa de responsabilidade

Mais de 5.500 enfermeiros pediram escusa de responsabilidade

Artigos Relacionados