Força especial portuguesa resgata criança com vida na Turquia

Proteção Civil

A força operacional de 53 profissionais coordenados pela Proteção Civil resgatou hoje uma criança dos escombros provocados por um terramoto na Turquia, anunciou a Proteção Civil nacional através do Twitter.

“Ao terceiro dia, a Força Operacional Conjunta portuguesa resgatou uma criança de 10 anos com vida, na localidade de Antáquia, região de Hatay, Turquia”, pode ler-se na publicação acompanhada por uma imagem onde se veem diferentes operacionais com os fardamentos portugueses.

Também Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Administração Interna, deu nota do acontecimento no Twitter, falando numa “alegria sem precedentes” e em “anos de treino, exercício e formação”, admitindo que “não há melhor recompensa” do que um desfecho como este.

A Força Operacional Conjunta, com valências nas áreas de busca, salvamento, proteção e socorro em estruturas colapsadas partiu de Lisboa na quarta-feira para ajudar nas buscas e resgates do terramoto que abalou Turquia e Síria na passada segunda-feira.

Esta força é composta por operacionais da ANEPC, da Guarda Nacional Republicana, do Regimento Sapadores Bombeiros e do Instituto Nacional de Emergência Médica e a ajuda humanitária decorre do pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades turcas via Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

A Síria e a Turquia foram atingidas, na madrugada de segunda-feira, por um terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, a que se seguiram várias réplicas, uma das quais de magnitude 7,5.

O número de mortos provocados pelos devastadores sismos que atingiram a Turquia e a Síria, ascende aos 25 mil, dos quais quase 22 mil foram contabilizados apenas em território turco, segundo a agência Efe.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Guimarães: Carolina vende bolachas para pagar terapias e conseguir voltar a andar

Próximo Artigo

Dois feridos após violenta colisão em Vila Verde

Artigos Relacionados
x