Seguir o O MINHO

Alto Minho

Força Aérea mostra vídeo do resgate de mulher ferida na montanha em Ponte de Lima

Em Estorãos

em

A Força Aérea Portuguesa divulgou este domingo imagens vídeo do resgate de uma mulher efetuado no sábado, em Ponte de Lima. Nas imagens é possível ver a ação do helicóptero AW119 “Koala”, da Esquadra 552 – “Zangões”, que se encontra em destacamento permanente no Aeródromo de Manobra N.º 1, Ovar.

Conforme noticiou O MINHO em primeira mão, a mulher, de 41 anos, partiu um pé depois de sofrer uma queda quando percorria um trilho turístico na Serra d’Arga, entre a Senhora do Minho, em Viana do Castelo, e Estorãos, em Ponte de Lima.

De acordo com o adjunto de comando dos Bombeiros de Ponte de Lima, o grupo onde seguia a mulher terá tido um embate com animais que se encontravam na montanha, o que terá assustado a vítima, que acabou por cair para fora do trilho, num declive de cerca de um metro e meio.

Foto: Armando Carriça / O MINHO

Foto: Armando Carriça / O MINHO

A fratura no pé foi grave, tanto que enquanto era transportada em maca de forma apeada, a mulher queixava-se de muitas dores, o que levava os bombeiros a terem de parar o transporte até às ambulâncias, que ficaram noutro local por não existir acesso automóvel até onde a vítima se encontrava.

“Para ter uma ideia, levámos cerca de duas horas para percorrer apenas 500 metros. A senhora estava mesmo com muitas dores”, disse o adjunto, revelando que foi nessa altura que decidiram solicitar apoio de um meio aéreo para fazer o transporte até às viaturas.

Já a operação do helicóptero levou cerca de 01:30, fazendo com que ocorrência estivesse ativa entre as 16:00 horas (altura do alerta) e as 21:00.

A vitima foi transportada para o Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, com ferimentos graves no pé.

Populares