Seguir o O MINHO

Terras de Bouro

Força Aérea mostra como resgatou jovem casal no Gerês

em

A Força Aérea Portuguesa mostrou como resgatou esta segunda-feira um jovem casal no Gerês, em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro e o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, uma medida inédita neste teatro de operações, que deu uma agitação diferente ao Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Em coordenação com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Força Aérea Portuguesa resgatou esta manhã as duas pessoas que se haviam perdido num local de difícil acesso do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O casal, um homem português e uma mulher inglesa, foi recuperado pela Esquadra 751, “Pumas”, que opera o helicóptero EH-101 Merlin, cuja lema é “Para que Outros Vivam”.

Foto: Joaquim Gomes/O MINHO

“As duas pessoas ter-se-ão perdido ontem durante um passeio e foram localizadas ainda nessa noite”, diz a FAP, salientando que, “contudo, devido ao estado físico de ambas e às dificuldades de acesso por via terrestre, acabaram por pernoitar no local, com apoio de elementos dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro e do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR”, segundo acrescenta hoje a Força Aérea Portuguesa.

“A senhora estava um pouco descompensada e com anemia, pelo que foi tal como rapaz, conduzida de imediato ao Hospital de Braga, para aquilo que for considerada necessário”, explicou o 2º comandante da corporação dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro.

Foto: Joaquim Gomes/O MINHO

De acordo com aquele responsável operacional, “a operação foi bem-sucedida”, tendo a operação sido cancelada quando os Bombeiros de Guimarães, das Taipas, de Famalicão, Famalicenses e de Terras de Bouro tentaram o transporte dos dois jovens, o que era muito arriscado, sendo noite, além de demorado, até por os jovens pesarem cerca de 100 quilos.

Por isso, ainda segundo Lino Oliveira, “foi planeada esta operação para o nascer do dia, com meio aéreo, tendo corrido tudo às mil maravilhas, o que nos deixa muito satisfeitos”.

Anúncio

Terras de Bouro

Prisão preventiva por violência doméstica após fim de namoro no Gerês

Em Terras de Bouro

em

Foto: DR/Arquivo

O Tribunal de Braga aplicou prisão preventiva a um homem de Terras de Bouro suspeito de perseguir e agredir física e psicologicamente a namorada, por esta ter terminado a relação, anunciou hoje a GNR.

Em comunicado, a GNR refere que o homem, de 49 anos, foi detido na terça-feira, pelo Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Braga.

Segundo a GNR, o suspeito “perseguia e agredia física e psicologicamente a sua namorada, de 40 anos, por esta ter terminado uma relação de namoro”.

Na terça-feira, foi cumprido um mandado que culminou na detenção do suspeito.

Presente ao Tribunal de Braga, foi-lhe aplicada prisão preventiva, a mais gravosa das medidas de coação.

Indiciado por violência doméstica, o suspeito foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Braga.

Continuar a ler

Terras de Bouro

Homem fica ferido após despiste de moto 4 na zona do Gerês

Em Carvalheira

em

Foto: O MINHO

Um homem ficou ferido esta segunda-feira após uma queda de moto 4 em Terras de Bouro. O acidente ocorreu quando a vítima seguiu no sentido descendente desde Carvalheira em direção a Chamoim, no lugar de Gradouro, perto das Águas do Fastio, na zona do Gerês.

A vítima não ficou com ferimentos muito graves e foi transportado para o Serviço de Urgência do Hospital Central de Braga.

A vítima recebeu os primeiros socorros logo no local por parte dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro e da equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM baseada no Hospital Central de Braga.

O Posto Territorial da GNR de Terras de Bouro registou o acidente.

Continuar a ler

Terras de Bouro

Quatro jovens estrangeiros perdidos resgatados na Serra do Gerês

Três neozelandeses e um cabo-verdiano

em

Foto: O MINHO

Quatro jovens estrangeiros, três neozelandeses e um cabo-verdiano, foram resgatados pela GNR na madrugada de hoje após se terem desorientado na Serra do Gerês, disse à Lusa a GNR de Braga.

Segundo a fonte, cerca das 22:00 de sábado os jovens – três homens e uma mulher – pediram apoio via telemóvel ao posto territorial da GNR de Terras de Bouro, por se terem afastado da trajetória que seguiam e não conseguirem orientar-se.

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

“O posto informou o CDOS [Comando Distrital de Operações de Socorro] de Braga, que ativou a equipa do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, que procedeu ao resgate”, disse.

Conforme explicou a fonte do Comando Territorial de Braga da GNR, os jovens enviaram via ‘Whatsapp’ às autoridades as coordenadas GPS do local onde se encontravam, tendo sido localizados pelo GIPS pelas 01:00 de hoje, num local “bastante distante da estrada”.

Os jovens encontravam-se bem e a operação foi dada como finalizada pelas 04:00 da madrugada.

Continuar a ler

Populares