Declarações dos treinadores após o Vizela – Benfica (0-2), jogo da 22.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Vizela:
– Tulipa (Treinador do Vizela): “Pelas oportunidades criadas [o resultado poderia ter sido diferente]. Fomos a equipa que criou melhores oportunidades. Em alguns momentos, o Benfica teve algum controlo do jogo e empurrou-nos para o meio-campo defensivo. Criámos oportunidades, mas não fomos eficazes.
Tivemos algumas dificuldades a acertar os ‘timings’ de pressão. Na segunda parte, fomos uma equipa muito melhor. Colocámos em risco a fase de construção do Benfica, conseguimos ser rápidos no ataque e ter mais bola. Foi um bom jogo da minha equipa. Tivemos coragem para jogar contra uma equipa recheada de bons jogadores e com um bom treinador.
Até à expulsão do Anderson não me lembro de qualquer oportunidade do Benfica. Depois de ficarmos com menos um jogador, o Benfica teve algumas chegadas com perigo à área, uma delas a dar o penálti.
Não gosto muito de falar [sobre arbitragem]. Se queremos que a nossa competição se valorize, temos de nivelar os comportamentos e de melhorar em coisas que não estão sob o controlo das duas equipas. Temos ótimos jogadores e ótimos treinadores. Quando não se conseguem decifrar estas coisas essenciais para o crescimento da competição, sabe-se logo quem vai lutar pelos títulos e quem vai estar nos lugares de baixo. A dualidade de critérios é gritante.
Há uma sensação de que, às vezes, não nos deixam fazer tudo o que somos capazes, mas hoje teve a ver com não acertarmos as oportunidades. Pusemos em risco a última linha defensiva do Benfica. Conseguimos fazer ‘dançar’ o adversário, conseguindo espaços por fora e por dentro. O Benfica apareceu sem o Chiquinho, que pensávamos que não iria sair [da equipa titular], e soubemos adaptar-nos. Fomos competentes e ‘ferimos’ o adversário”.
– Roger Schmidt (Treinador do Benfica): “Foi muito difícil. Já esperávamos que fosse. É muito difícil jogar contra o Vizela. É uma equipa muito corajosa, com momentos muito bons na transição. Marcámos na primeira parte. Não foi o jogo perfeito da nossa parte, mas conseguimos a vitória. Não tivemos pleno equilíbrio e isso viu-se na estabilidade defensiva. É mais um passo para nós.
Reagi às provocações dos adeptos que estavam atrás de mim [após o segundo golo do Benfica]. Isso não é permitido. Aceito a expulsão.
O Vizela poderia ter marcado golos, mas nós também poderíamos ter marcado mais. O Vizela tentou jogar ao ataque, ganhar segundas bolas, ser muito vertical. Não conseguimos ‘matar’ o jogo, e o Vizela acreditou sempre que poderia ter conseguido algo mais. Mas é preciso qualidade para vencer jogos como este. Noutras ocasiões, fomos a equipa com mais oportunidades de golo e vencemos com justiça. Hoje tivemos um jogo equilibrado.
Cada jogo tem a sua história. Tivemos de nos manter calmos no fim do jogo para vencermos. As duas equipas tentaram jogar bem. Estamos prontos para realizar um bom jogo frente ao Famalicão [em casa]”.