Folclore de Barcelos brilhou em direto na televisão norte-americana

No programa “Good Morning America” da ABC
Foto: Grupo Folclórico de Barcelinhos

O Grupo Folclórico de Barcelinhos, do concelho de Barcelos, fez hoje uma apresentação em direto para o programa “Good Morning America” da ABC, um dos programas “matinais de maior audiência mundial”.

Em comunicado, o grupo folclórico referiu que foi um momento “memorável”. “Mais um marco na sua longa trajetória de divulgação da cultura portuguesa no estrangeiro, reafirmando o seu compromisso em levar a nossa tradição e arte a audiências globais”, lê-se na nota enviada a O MINHO.

A apresentação ocorreu no Palácio da Pena, em Sintra, e contou com a participação especial da fadista Carminho, destacando a “rica herança cultural de Portugal para uma audiência internacional”.

“Eu adoro este grupo. Passaram cinco horas no autocarro para estarem aqui e nós podermos experienciar a dança e cultura folclórica”, disse Robin Roberts, apresentadora norte-americana, na emissão da ABC.

“Esta iniciativa visa promover a cultura portuguesa nos Estados Unidos, apresentando os trajes tradicionais e a vibrante música folclórica que fazem parte do nosso legado cultural”, notou Paulo Lopes, presidente do grupo.

Foto: GF Barcelinhos

O evento, que foi transmitido em direto e guiado pela apresentadora Robin Roberts, ofereceu aos espectadores uma “amostra autêntica do folclore português e reforçou o papel do Grupo Folclórico de Barcelinhos como embaixador da cultura nacional”.

Foto: GF Barcelinhos
Foto: GF Barcelinhos

Fundado em 1953, o Grupo Folclórico de Barcelinhos originou-se do Orfeão de Barcelinhos.

Com uma rica tradição de preservação e apresentação do folclore local, o grupo é conhecido pelos seus trajes típicos de Barcelos, como os trajes “Ir à Feira” ou “Domingueiro”, “Trajes de Trabalho” e “Trajes de Luxo”, que refletem a moda da região até à virada do século XX.

O grupo é sócio fundador da Federação do Folclore Português e faz parte do CIOFF Portugal, da IOV e do INATEL.

Anualmente, o Grupo organiza o Festival Internacional de Folclore Rio, um evento que atrai milhares de visitantes a Barcelos, destacando-se como o “maior festival folclórico da região do Baixo Cávado”.

O reconhecimento pelo seu “trabalho incansável” culminou em 1995, com a atribuição do estatuto de Associação de Utilidade Pública.

O Grupo Folclórico de Barcelinhos tem um historial de participações importantes em festivais internacionais, representando Portugal em países como Alemanha, Itália, Grécia, Jugoslávia, Holanda, República Checa, Brasil, País de Gales, França, Áustria, Polónia e Espanha. Dentro de Portugal, o grupo já participou de festivais de norte a sul do país, incluindo os Açores e a Madeira.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x