Folclore da Grécia, Itália, Sérvia e Espanha mostra-se em Famalicão

Grupos atuam em diferentes freguesias de 02 a 04 de agosto

A primeira edição do Famafolk, o Festival Internacional de Folclore de Famalicão realiza-se de 02 a 04 de agosto e vai trazer ao concelho grupos da Grécia, Itália, Sérvia, Espanha e Brasil. No total participam no festival 11 grupos folclóricos, cinco vêm do estrangeiro, apesar de o Rancho Folclórico Maria da Fonte, Casa do Minho, do Rio de Janeiro, ser constituído por portugueses emigrados no Brasil e representar as tradições minhotas.

O evento que tem como objetivo “promover, evidenciar e aproximar a riqueza do património tradicional local, nacional e internacional junto da comunidade” é organizado pela Rusga de Joane, com o apoio do município.

Nesta primeira edição, o festival decorre nas freguesias de Arnoso Santa Maria, Joane e Vila Nova de Famalicão, sendo que o objetivo é levar o festival às várias freguesias do concelho, de forma alternada. “A ideia é que o festival vá rodando por várias freguesias do concelho, e que a cada edição os grupos de Famalicão participem”, como explicou o diretor artístico da Rusga de Joane, Ricardo Carneiro.

A cerimónia de abertura decorre na sexta-feira, 02 de agosto, pelas 15:30, nos Paços do Concelho. Pelas 16:30 decorre um workshop intitulado “Danças do Mundo”, na Praça D. Maria II.

Entretanto, à  noite, pelas 21:30, realiza-se a gala de abertura, no largo da Igreja, em Arnoso Santa Maria, onde irão atual o Folk Group “Dimos Pileas Chortiati” da Grécia, o Gruppo Folk “La Miffrina”, de Itália, o Grupo Etnográfico Rusga de Joane, o Folklore Ensemble Elektroporcelan Arandjelovac, da Sérvia, o Agrupación Folklórica de Guantejina, deTenerife, Espanha e o Grupo Folclórico de Nine.

No sábado, 03 de agosto, o festival acontece no Parque da Ribeira, em Joane, a partir das 21:30, com as participações do Grupo Etnográfico Rusga de Joane, o Folk Group “Dimos Pileas Chortiati” da Grécia, o Gruppo Folk “La Muffrina”, de Itália, o Grupo Folclórico das Terras da Feira – Casa Da Gaia, Argoncilhe, Santa Maria da Feira, o Folklore Ensemble Elektroporcelan Arandjelovac, da Sérvia, o Agrupación Folklórica de Guantejina, de Tenerife, Espanha e Grupo Etnofolclórico “RENASCER” de Areosa, de Viana do Castelo.

No domingo, 04 de agosto, a Gala de encerramento do Famafolk, realiza-se nos Paços do Concelho, a partir das 21:30, com o Rancho Etnográfico de Ribeirão, o Folk Group “Dimos Pileas Chortiati”, da Grécia, o Gruppo Folk “La Muffrina”, de Itália, o Grupo Folclórico e Recreativo de Tabuadelo, de Guimarães, o Folklore Ensemble Elektroporcelan Arandjelovac, da  Sérvia, o Rancho Folclórico Maria da Fonte, do Rio de Janeiro, Brasil, o Agrupación Folklórica de Guantejina, de Tenerife, Espanha, e a fechar o Grupo Etnográfico Rusga de Joane.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados