Uma história de perseverança e sucesso no coração da ruralidade minhota. Rui Ribeiro tinha um sonho que conseguiu concretizar, mas pelo caminho foi burlado e teve de vender o próprio carro e despedir-se do emprego. Desde então, tem vindo a crescer e a consolidar a sua posição no mercado, tendo já recebido mais de 1.200 turistas, tornando-se o promotor de passeios de buggy com mais quilómetros no país.
- Anúncio -
O início da Arcos Tour remonta a 2017, quando o jovem decidiu desenvolver uma aplicação móvel de suporte turístico para Arcos de Valdevez, devido à crescente procura turística na região. Em 2018, a ideia da app deu lugar a circuitos turísticos em tuk tuk e jipe, com o apoio da empresa D’alma Tours, o primeiro mentor e parceiro de Rui Ribeiro.
Em 2019, os circuitos turísticos passaram a ser realizados em buggy e jipes – e Rui decidiu dar o próximo passo, constituir a empresa e investir num buggy. Mas acabou por ser burlado em 5.000 euros. A O MINHO, o empresário não quis adiantar pormenores sobre aquele que seria o primeiro dos três buggy que hoje a empresa possui.
Ver esta publicação no Instagram
“Para poder continuar tive de vender o meu carro muito abaixo do preço de mercado e ainda tive de ir duas vezes seguidas a Lisboa porque me esqueci de um documento em Arcos de Valdevez”, contou-nos, lembrando uma época em que tudo era incerto, menos a vontade de singrar.
Não ficando pela venda do carro, o agora empresário decidiu despedir-se do próprio emprego para se dedicar exclusivamente ao turismo, nascendo assim, de forma oficial, em 2019, a Arcos Tour.
Embora tudo fosse correndo conforme o previsto, com o início da pandemia de covid-19 na Europa no ano seguinte, a Arcos Tour enfrentou várias adversidades, incluindo o isolamento social e a falta de trabalho. No entanto, o financiamento do projeto foi aprovado e a empresa avançou de forma independente, destaca Rui.
Reis do buggy em Portugal
A O MINHO, Rui conta que em 2022, a empresa recebeu suporte sénior da Auto Xavier Lima (Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e tornou-se a promotora de passeios de buggy que mais atividades realizou em Portugal, tendo registado mais de 25 mil visitas no seu portal e mais de 10 mil quilómetros percorridos em serras de Arcos de Valdevez.
Ver esta publicação no Instagram
Rui Pereira explica que a Arcos Tour tem uma parceria com um grupo ligado ao turismo, que por razões de confidencialidade não pode nomear, e que esta ocupa 80% do mercado nacional em relação aos passeios de buggy, pelo que a parceira terá sido um dos grandes passos do empresário e promotor turístico arcuense.
No portal Trip Advisor, consultado hoje por O MINHO, a empresa Arcos Tour, especializada em “excursões em veículos 4 x 4, todo-o-terreno e off-road, Safaris e excursões a áreas da natureza e vida selvagem”, contava com 22 avaliações, conseguindo a avaliação máxima em todas (5 estrelas). Conta atualmente com mais de 130 alojamentos e outros afiliados parceiros.
Com dados que não enganam acerca do sucesso do projeto, para o futuro, Rui tem a certeza que este tipo de excursões nas zonas serranas de Arcos de Valdevez continuará a ter procura e mercado, adiantando que já vendeu 15 mil euros em passeios só para o ano em curso (2023).
A empresa está presente em mais de 100 plataformas online e em mais de dez canais de venda.
Em 2023, o Município de Arcos de Valdevez aprovou o apoio à Arcos Tour no âmbito do Investarcos e foram estabelecidas novas parcerias, que permitam à empresa adquirir o seu quarto buggy, encontrando-se a proceder a esse financiamento.