Foi ator em série da HBO, mudou-se para Braga e acabou de ganhar um prémio nacional de teatro

Foto: DR

A peça “A Cidade do Urso”, da autoria de Manoel Candeias, venceu recentemente o prémio Concurso de Dramaturgia para a Infância e Juventude, do Teatro Art’Imagem, da Maia, distrito do Porto.

Ganhou um prémio de 500 euros e a sua peça será publicada pela revista anual do Teatro Art’Imagem. O seu texto servirá ainda de base para uma encenação a ser criada no projeto Teatrinho ao Palco, em 2024.

Manoel Candeias nasceu no Brasil, mora em Braga desde março de 2022, e já escreveu sobre a cidade portuguesa para o jornal Folha de S. Paulo, um dos mais importantes do Brasil.

É dramaturgo, encenador e professor, com trinta anos de carreira em novelas (Globo e Record), séries (HBO e Gloob) e no teatro.

Um dos seus trabalhos mais conhecidos é a série “O Negócio”, da HBO.

Em Braga, o ator foi um dos fundadores de Coletivo de Artistas Teatrais Independentes (CATI), que se apresentou na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e no Festival Política, com obra cénica que homenageava a poetisa portuguesa Natália Correia, e cofundador também do Coletivo 2+X, recém-criado, juntamente com a artista Líria Varne, voltado para ações ligadas à cultura e à educação relacionadas a diferentes linguagens artísticas.

Embora tenha chegado do Brasil apenas em 2022, Manoel Candeias tem ascendência portuguesa e viveu durante nove meses em Lisboa, em 2011, quando cumpriu parte da sua investigação de doutoramento no Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa, dedicando-se ao estudo de comédias do autor português Gervásio Lobato.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

A importância de uma Comissão de Trabalhadores numa Instituição de Saúde 

Próximo Artigo

Minho sob aviso amarelo até quinta-feira devido à chuva "forte e persistente"

Artigos Relacionados
x