FMI afirma que economia global é ameaçada pelas tensões comerciais persistentes

Tarifas “punitivas” impostas por Washington e Pequim, inclusive as vigentes desde o ano passado, poderiam reduzir o Produto Interno Bruto (PIB) global em 0,5% em 2020.
Fmi afirma que economia global é ameaçada pelas tensões comerciais persistentes
Foto: Twitter de Christine Lagarde

A principal ameaça à economia global vem de “tensões comerciais persistentes”, disse, no domingo, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), referindo-se à guerra comercial entre a China e os Estados Unidos.

“Nós encontramo-nos num momento em que a economia mundial está a mostrar sinais de estabilização”, disse Christine Lagarde, num comunicado divulgado após a reunião do G20, que terminou ontem em Fukuoka, no Japão.

Entretanto, “a estrada à frente continua precária”, insistiu Lagarde.

Segundo estimativas do FMI, as tarifas “punitivas” impostas por Washington e Pequim, inclusive as vigentes desde o ano passado, poderiam reduzir o Produto Interno Bruto (PIB) global em 0,5% em 2020.

Antes da reunião do G20, Lagarde fez desta questão “a principal prioridade”, instando os países membros a manter uma política monetária flexível para apoiar a atividade.

Os grandes bancos centrais – o Banco Central norte-americano (Federal Reserve/FED), o Bnco Central Europeu (BCE), Banco do Japão (BoJ)- estão todos em alerta, prontos para agir, se necessário, mesmo que as suas margens sejam limitadas, já que foram implantadas medidas desde a crise financeira de há 10 anos.

O Governador do BoJ, Haruhiko Kuroda, reiterou a sua vigilância sobre as “incertezas”.

Os ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais do G20 estiveram reunidos este fim de semana em Fukuoka, no sudoeste do Japão.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
João miguel tavares alerta para os perigos de uma geração de adultos desencantados

João Miguel Tavares alerta para os perigos de uma geração de adultos desencantados

Próximo Artigo
Morreu zé cachadinha

Morreu Zé Cachadinha

Artigos Relacionados