O Natal volta a ser mágico na “floresta encantada”. A Junta de Freguesia de Cabana Maior, em Arcos de Valdevez, volta a recriar a iniciativa que consiste em iluminações de Natal espalhadas na zona florestal da Travanca, já às portas de entrada do Parque Nacional Peneda-Gerês.
A inauguração da iluminação ocorreu na sexta-feira e dura até 14 de janeiro. É ligada todos os dias às 17:00 e desliga às 02:00.
Em 2021, na primeira vez que a floresta da Travanca se iluminou, a Junta de Freguesia de Cabana Maior explicou que a iniciativa surgia numa “fase de recuperação de toda esta área florestal Travanca/Mezio, com reflorestação de mais 50.000 árvores”.
“Achamos da maior importância assinalar esta data, num formato diferente do habitual das celebrações de Natal, iluminando uma área que tem resistido a sucessivos incêndios, como é o caso da zona das lagoas da Travanca”, referiu a autarquia.
Em 2022, foi inaugurado um trilho de 400 metros para ser feito a pé, “para aproveitar a experiência”, numa caminhada que demora cerca de 40 minutos.
Inauguração com “avalanche de pessoas”
No fim de semana prolongado, o local recebeu uma “avalanche de pessoas”, ficando o acesso “incontrolável”, refere a junta de freguesia.
“As filas estenderam-se por vários quilómetros e obrigaram a retirar alguns carros mal estacionados nas bermas da estrada”, conta.
Foram contabilizadas, no fim de semana, 7.000 entradas.
Para a organização nem tudo correu como o previsto. “Não estávamos à espera, nem preparados, para receber tanta gente” diz, satisfeito e ao mesmo tempo insatisfeito, o presidente da junta de freguesia de Cabana Maior, que organizou o evento.
“O que nos deixou insatisfeitos foi assistir a um numero elevado de crianças e idosos que tiveram que percorrer quilómetros e quilómetros a pé, até chegar ao local, o que para eles seria uma visita mágica, foi um sacrifício. Tivemos de enfrentar alguns contratempos, porque falhamos em vários pontos, mas de imediato vamos corrigir”, nota.
E acrescenta: “O acesso já foi melhorado, foram criados mais cinco parques de estacionamento, a 150 metros da entrada do evento, assim como, em breve o acesso ao WC”.
O autarca pede desculpa, principalmente aos pais, pelo “sacrifício das crianças”.