Esteve em risco de não se realizar devido a questões de segurança, mas a “Floresta Encantada”, na freguesia de Cabana Maior, em Arcos de Valdevez, às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês vai mesmo voltar este Natal.
A notícia foi avançada pela Rádio Vale do Minho e, entretanto, confirmada por O MINHO junto do presidente da Junta de Cabana Maior, Joaquim Campos, tendo este adiantado que a iniciativa se irá realizar num espaço maior.
O novo local, assim como o programa completo, será revelado ainda esta semana.
O máxima que Joaquim Campos avança é que será “próximo da zona” onde a iniciativa tem decorrido nos últimos anos. “O evento esteve para não se realizar devido à quantidade de visitantes do ano passado. Mas, para este ano, arranjámos alternativa, mas num outro espaço maior, com mais atividades. Será algo diferente, mas melhor ainda”, garante o autarca.
O espaço quadriplicou, passando de um hectare para quatro.
A “Floresta Encantada” terá também um percurso maior, de 1.200 metros de comprimento, sendo que será feita uma grande aposta nas atividades para crianças.
A “Floresta Encantada” abrirá no dia 01 de dezembro e encerrará no Dia de Reis, 06 de janeiro.
Estará aberta entre as 15:00 e a meia-noite.
Iniciativa tem sido um sucesso
Em 2021, na primeira vez que a floresta da Travanca se iluminou, a Junta de Freguesia de Cabana Maior explicou que a iniciativa surgia numa “fase de recuperação de toda esta área florestal Travanca/Mezio, com reflorestação de mais 50.000 árvores”.
Em 2022, foi inaugurado um trilho de 400 metros para ser feito a pé, “para aproveitar a experiência”, numa caminhada que demora cerca de 40 minutos.
Já no ano passado, em fim de semana prolongado, como O MINHO deu conta, o local recebeu uma “avalanche de pessoas”, ficando o acesso “incontrolável”.
“As filas estenderam-se por vários quilómetros e obrigaram a retirar alguns carros mal estacionados nas bermas da estrada”, referia a Junta de Freguesia.
De acordo com a organização, no ano passado visitaram a “Floresta Encantada” cerca de 72 mil pessoas, enquanto as estimativas para este ano são de 100 mil.