Financial Times volta a colocar Braga entre as “cidades do futuro”

A cidade de Braga ocupa o segundo lugar do ranking do Financial Times para as “cidades de futuro”, na categoria de “Estratégia de Captação de Investimento Externo entre as cidades com uma população entre 100 e 350 mil habitantes”, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a InvestBraga lembra que “nos últimos anos, Braga tem mantido uma presença consistente neste ranking, destacando-se nas posições intermédias e alcançando, este ano, a 2.ª posição, após ter conquistado o 1.º lugar em 2023”.

Cork, na Irlanda, assume o primeiro lugar da lista.

Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga e da InvestBraga, citado no mesmo comunicado, expressou a sua satisfação com esta distinção, destacando o “sucesso do trabalho desenvolvido pela InvestBraga na procura e captação de investimento para o concelho”.

“A presença de Braga mais uma vez nos lugares cimeiros deste ranking vem comprovar a importância do trabalho de promoção das nossas vantagens competitivas a nível internacional, que tem permitido captar a atenção de grandes multinacionais, que acabam por se fixar no concelho e criar novos postos de trabalho, nomeadamente em áreas tecnológicas e inovadoras”, sublinhou o edil.

A nota de imprensa elenca várias empresas que têm contribuído para que Braga solidifique a sua posição, “como casos de Grupo DST, Casais, Navarra, GardenGate, Promecel, ETMA Metal Parts e O Feliz, na área da engenharia, construção e materiais, bem como F3M, Cegid Primavera, Mobileum, Eurotux, PeekMed, Silicolife, Uphold, entre outras”.

“Além disso, a presença de grandes empresas multinacionais como Bosch Car Multimedia, APTIV, Fehst Componentes, Accenture, Webhelp, Fujitsu, Mercedes Benz.io, ISSUU, Fiducial, Critical TechWorks, Deloitte, Ciellos, Nestlé BS, NTT Data, Nu Boyana, Innovayt Portugal e TX Services tem impulsionado a economia local e aumentado a retenção de talentos qualificados”, salienta a InvestBraga.

Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, através da mesma nota enviada à imprensa, diz estar muito orgulhoso por “ver a cidade de Braga mais uma vez destacada neste prestigiado ranking”.

“É o reconhecimento de todo o trabalho da equipa da InvestBraga, que tem vindo a consolidar este posicionamento como um destino atrativo para investidores internacionais. Esta distinção é um testemunho do nosso compromisso em promover o desenvolvimento económico e impulsionar o crescimento sustentável da nossa região”, destacou.

Porto e Lisboa também integram o ranking, em 3.º e 6.º lugar, respetivamente, na categoria “Large European Cities” e “Mid-Sized European Regions of The Future 2024” da categoria “Human Capital and Lifestyle”.

Segundo a nota de imprensa, a InvestBraga marcará presença na entrega de prémios do evento European Cities and Regions of the Future 2024 Awards Ceremony, agendada para o próximo dia 12 de março em Cannes, França.

“Este evento, que decorre em paralelo ao MIPIM – The Global Urban Festival, oferecerá uma oportunidade para Braga partilhar conhecimentos e oportunidades com outras cidades distinguidas pela excelência das suas estratégias de desenvolvimento”, considera a entidade municipal que acompanha a área empresarial e económica do concelho.

Os resultados podem ser consultados aqui.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x