Seguir o O MINHO

Atletismo

Filomena Costa volta a ser madrinha de trail solidário dos bombeiros de Braga

Maratonista bracarense apoio iniciativa que espera contar com 1.500 participantes

em

Foto: Divulgação

A maratonista bracarense Filomena Costa vai, este ano, voltar a ser madrinha do Trail Solidário a Favor dos Bombeiros Voluntários de Braga, anunciou esta quarta-feira a organização.

A prova, organizada pelo segundo ano, corre-se no próximo dia 05 de maio, com partida do Campo de Futebol de Sobreposta, às 09:30 da manhã. Está dividida nas modalidades de trail (17 quilómetros), mini trail (8 quilómetros), e caminhada (também com 8 quilómetros).

Numa nota enviada a O MINHO, os Voluntários bracarenses explicam que “o evento tem como objetivo a angariação de dinheiro para a compra de Equipamento de Proteção Individual de Combate a Incêndio Urbano e Industrial (tendo a corporação cerca de 20 equipamentos e nenhum totalmente novo), pelo que o dinheiro angariado reverte, na totalidade, para este fim”.

Até ao momento, segundo a organização, já há algumas centenas de inscritos, sendo que o objetivo passa por chegar aos 1.500 participantes.

“Os inscritos estão automaticamente habilitados a ganhar prémios, que vão desde jantares a estadias em hotéis. Há ainda prémio para todos os pódios, prémio para o melhor resultado geral feminino e masculino, prémio para a primeira mãe e filho(s) a chegar no trail e mini trail e prémio para a maior equipa”, pode ler-se no texto.

As inscrições podem ser feitas em http://bit.ly/TrailSolidarioBVBraga.

O Trail Solidário a Favor dos Bombeiros Voluntários de Braga conta com o apoio da Sinctime e da Minho Aventura, tendo como patrocinador oficial a Procabelo.

Anúncio

Atletismo

Mariana Machado vice-campeã europeia de sub-20 nos 3.000 metros

Mariana Machado disputa ainda a final dos 1.500 metros

em

Foto: DR/Arquivo

A portuguesa Mariana Machado conquistou hoje a medalha de prata nos 3.000 metros dos Europeus de atletismo de sub-20, após ter sido ultrapassada na reta final pela polaca Zofia Dudek.

Apesar de ter estado envolvida numa queda, Mariana Machado liderava a prova, mas Dudek surpreendeu a atleta natural de Celeirós, no concelho de Braga, após a derradeira curva, terminando em 9.30,06 minutos, menos 0,60 segundos do que a lusa.

No final da sua prova, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Atletismo, Mariana afirmou-se “feliz, mas estava à espera de mais. Acho que trabalhei para mais. Tive uma queda ali logo ao início. Felizmente ainda consegui recuperar e cheguei ao grupo da frente, mas vim um pouco desgastada. Foram muitos erros a partir da queda. Ainda vamos decidir como vamos fazer [hoje à tarde], não foi o que estávamos à espera, ainda vamos ponderar”.

A italiana Elisa Ducoli conquistou o último lugar do pódio, com o tempo de 9.32,42, enquanto a também portuguesa Lia Lemos não foi além do 14.º lugar da final, em 10.00,97.

Mariana Machado disputa ainda hoje a final dos 1.500 metros.

Esta é a segunda medalha da seleção portuguesa nos Europeus de 2019, que decorrem em Boras, na Suécia, um dia depois de Nuno Pereira se ter sagrado campeão europeu dos 1.500 metros.

Continuar a ler

Atletismo

Mariana Machado também vai à final dos 3.000 metros nos Europeus sub20

Atleta também está apurada nos 1.500 metros, depois de ter sido a melhor na semi-final que disputou

em

Foto: Arquivo

A bracarense Mariana Machado qualificou-se, esta sexta-feira, para a final dos 3.000 metros dos Europeus de sub-20, que se estão a disputar em Boras, na Suécia.

Mariana Machado conseguiu a terceira melhor marca das eliminatórias, com um tempo de 9.30,03 minutos.

A final está marcada para domingo, horas antes de Mariana Machado disputar também a corrida das medalhas nos 1.500 metros.

Mariana Machado vence meia-final dos 1.500 metros nos Europeus sub-20

“Para já, estou a conseguir gerir bem as eliminatórias das duas provas, teria sido pior se não tivesse tido nenhuma competição antes. Agora vou aproveitar para descansar o máximo possível amanhã [sábado], que não tenho provas, para poder recuperar para as finais de domingo”, disse Mariana Machado.

Continuar a ler

Atletismo

Mariana Machado vence meia-final dos 1.500 metros nos Europeus sub-20

Apuramento direto para a final: “O facto de a minha mãe ter sido atleta ajuda muito”

em

Foto: Divulgação / FP Atletismo

A atleta bracarense Mariana Machado apurou-se, esta quinta-feira, para a final dos 1.500 metros, nos Campeonatos da Europa de sub-20, em Boras, na Suécia, depois de ter vencido a sua meia-final, com um tempo de 4.27,14 minutos.

Segunda relata fonte da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), numa prova muito tática, e mais lenta do que a primeira meia-final, a promissora corredora, de apenas 18 anos, teve que mudar de ritmo para garantir o apuramento direto.

“Chegar aqui com o melhor tempo europeu é uma pressão completamente diferente. Antes chegava aos Campeonatos e olhava para as mais rápidas, porque queria ser como elas, mas agora são elas que olham para mim como a atleta a bater. É uma sensação incrível! O facto de a minha mãe [Albertina Machado] ter sido atleta ajuda muito, porque ela está dentro do assunto e também tem muita experiência, o que é uma vantagem para me poder ajudar”, disse a atleta do SC Braga ao site da FPA.

A final da prova está marcada para as 17:30, do próximo domingo.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares