A Câmara Municipal de Barcelos assinou, na semana passada, um acordo de parceria com a Fundação Batalha de Aljubarrota que visa a realização de um filme dedicado à vida de D. Nuno Álvares Pereira, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a autarquia explica que dará uma comparticipação financeira no valor de 30 mil euros, destinados ao desenvolvimento desta parceria.
A película terá a duração de 25 minutos e será realizada pela Fundação, contando com um guião em que colaborou o especialista em história da época medieval, professor João Gouveia Monteiro, da Universidade de Coimbra.
O concelho de Barcelos está intrinsecamente ligado à figura de Nuno Álvares Pereira, 7.º Conde de Barcelos. D. Nuno Álvares Pereira recebeu do Rei de Portugal, em 1385, o Condado de Barcelos, um dos mais importantes de Portugal, após a vitória de D. Nuno na Batalha de Valverde, junto a Mérida.
Acresce que D. Nuno Álvares Pereira ofereceu, em 1427, à ama de D. Fernando de Portugal, Grácia Martins, a “Casa do Condestável”, que se situa no Largo do Apoio, em Barcelos.
“Assim, para evidenciar a importância política e militar de D. Nuno, o Município de Barcelos e a Fundação Batalha de Aljubarrota pretendem desenvolver um trabalho conjunto que também realce os méritos evidenciados pelo povo de Barcelos, durante aquele período histórico”, refere a Câmara.
Além da realização do filme, o acordo de parceria estabelece a atribuição de 380 entradas gratuitas anuais no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota para jovens barcelenses até aos 15 anos, bem como 380 entradas gratuitas anuais para barcelenses com idades superiores a 66 anos, sendo que estas entradas incluem o visionamento do filme de D. Nuno Álvares Pereira.
No mesmo acordo ficou estipulado que haja descontos nos ingressos de grupos de visitas guiadas ao Campo de Batalha. Além destas vantagens, Barcelos acolherá uma exposição temporária relativa ao período de 1383 a 1411.