A histórica ourivesaria Joalharia do Carmo, em Lisboa, passa a vender apenas filigrana certificada feita por artesãos na Póvoa de Lanhoso e em Gondomar.
Dessa forma, os dois municípios marcaram presença na loja da capital para assinar o protocolo de exclusividade para venda de peças feitas por artesãos de ambos os municípios, conforme deu conta o organismo de certificação A.CERTIFICA, entidade que certifica produtos artesanais portugueses.
Em comunicado, o organismo com sede no Minho adianta que este protocolo “pretende promover a confiança dos consumidores, garantindo a salvaguardar desta tradição artesanal milenar, comercializando exclusivamente a Filigrana de Portugal certificada”.
Segundo a A.CERTIFICA, “esta é a única loja não só em Portugal mas no mundo a comercializar uma arte milenar, que tem como principais núcleos produtores os concelhos de Gondomar e da Póvoa de Lanhoso, mas conta já com um artesão em Valongo e outro em Ovar”, revelando que existem já 22 Unidades Produtivas Artesanais.
A entidade recorda que esta “é já a segunda loja com venda exclusiva de produções artesanais tradicionais”.
A primeira abriu há um ano com Figurado de Barcelos e, diz o organismo, o saldo é “francamente positivo, local de encanto e magia para os turistas poderem apreciar a arte dos 25 artesãos com produção certificada”.