Fiéis revoltados com suspensão de padre ameaçam fechar igrejas em Fafe

Polémica
Fiéis revoltados com suspensão de padre ameaçam fechar igrejas em fafe

Os fiéis de cinco comunidades de Fafe estão revoltadas com a suspensão do pároco, Manuel Torre. Acusam o arcipreste José António Carneiro de ser o responsável pela afastamento do sacerdote que está naquelas paróquias desde setembro – o que este nega. A Arquidiocese de Braga diz o padre “não foi nem está suspenso”, isto num comunicado em que termina a dizer que, afinal, foi dispensado. Manuel Torre diz acatar as ordens da Igreja, mas a população é que não parece estar pelos ajustes e ameaça mesmo encerrar as igrejas.

Ordenado em julho do ano passado, Manuel Torre, de 27 anos, natural de Vila do Conde, foi colocado nas comunidades de Aboim, Gontim, Felgueiras, Pedraído e Revelhe. Na última semana foi afastado.

A população não gostou e, no domingo, houve confusão à porta da igreja de Revelhe com a GNR a ter que ser chamada ao local. As comunidades estão em polvorosa e não faltam e-mails de indignação e denúncia e demonstrações de solidariedade com o padre Manuel Torres.

Fontes próximas e populares ouvidos por O MINHO consideram que o padre estará a ser vítima de uma processo de “difamação e calúnias” por parte do arcipreste José António Carneiro junto da hierarquia eclesiástica com vista afastá-lo daquelas paróquias.

Contactado por O MINHO, José António Carneiro nega tal situação, salienta que não é da sua competência mudar padres de paróquia e remete para o comunicado da Arquidiocese de Braga hoje publicado.

Nesse comunicado, a Arquidiocese começa por garantir que o padre Manuel Torre “está no exercício pleno das suas funções no seu ministério sacerdotal e pastoral. Não foi nem está suspenso”. Mas termina a dizer que, afinal, está dispensado “da paroquialidade das comunidades que lhe foram confiadas”.

O comunicado diz que “Manuel Torre tem vindo a dialogar e a manifestar ao Sr. Arcebispo e ao Vigário do Clero algumas preocupações relativas à sua saúde”. E nesse sentido, o pároco “chegou à conclusão de que necessitaria de um tempo para restabelecer integralmente a sua saúde”.

Fiéis revoltados com suspensão de padre ameaçam fechar igrejas em fafe

“Foi, assim, apresentada ao Rev. Pe. Manuel Torre uma proposta que vai ao encontro das suas necessidades e que, neste contexto e momento, implica a dispensa da paroquialidade das comunidades que lhe foram confiadas, proposta que aceitou”, conclui o comunicado.

Contactado por O MINHO, o padre Manuel Torre disse apenas que “[obedecerá] sempre ao Bispo e à Igreja, mesmo que, por vezes, não entenda todas as decisões”, escusando-se a fazer mais comentários sobre o assunto.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
42% da população com vacinação completa

42% da população com vacinação completa

Próximo Artigo
Sc braga empata a zero com estrela da amadora

SC Braga empata a zero com Estrela da Amadora

Artigos Relacionados