Arquivo

Fiéis defendem padre de Monção suspeito de abusos e acusam Diocese de Viana de “crucificação pública”

Criticam o bispo João Lavrador em carta aberta
Fiéis defendem padre de monção suspeito de abusos e acusam diocese de viana de "crucificação pública"
DR

Numa carta aberta já assinada por mais de 500 subscritores, um grupo de paroquianos de Monção critica a “crucificação pública” do padre André Gonçalves, acusado de abusos sexuais de um menor, por parte da Diocese de Viana do Castelo.

O documento visa o bispo João Lavrador que, em janeiro deste ano, emitiu um comunicado em que confirmou que “proibiu” o padre de Monção de exercer o sacerdócio depois de este ter confirmado um caso de abuso sexual de menor de 14 anos.

Os fiéis lamentam o “comunicado condenatório e pouco esclarecedor” emitido pela diocese em 23 de janeiro. “Importava clarificar que se trata apenas e só, da lei canónica, e é neste campo que o pároco será julgado no tribunal eclesiástico. Importa esclarecer que tratando-se de uma relação consentida, a partir dos 14 anos, civilmente, não é punível”, refere a carta aberta enviada a O MINHO esta terça-feira.

E acrescenta: Ninguém se preocupou em esclarecer e separar a parte canónica, do civil. Preferiram acusar logo o sacerdote de pedófilo. Mais ainda, referem que o pároco, confirmou os abusos. Outro erro crasso. O sacerdote, ao que se sabe confirmou os factos e não os abusos”.

Lamentam ainda a “crucificação pública” do sacerdote levada a cabo pela Diocese de Viana. “Não se perdeu tempo em apontar o dedo e deixar crucificar, achincalhar, julgar e condenar um ser humano em praça pública, sabendo que houve um pecado e que há confirmação do ato”, lê-se.

“Será que este caso isolado, como se consta, foi caso único por estes lados? O jovem só está em pecado e permite-lhe poder continuar a vida religiosa? Haveria ligação destes jovens a outros sacerdotes? Seriam as mensagens e fotografias enviadas por iniciativa própria, ou algum sacerdote ou uma terceira pessoa foi retirar essas informações ao telemóvel do jovem? Não temos aqui abuso de bens pessoais?”, questionam.

Realçam o trabalho desenvolvido pelo padre André Gonçalves nas paróquias e defendem que “merece todo o respeito”, acrescentando que o bispo deveria ter mostrado maior prudência na exposição pública do caso. “Pecou, e é homem para assumir e ser julgado pelo pecado cometido, mas a ele e à família deve-se respeito”, vincam.

Exigem ainda um pedido de desculpas por parte de João Lavrador ao padre visado. Caso o bispo não se retrate, deve abandonar o cargo: “Por tudo isto e caso o sr. bispo não se retrate de toda esta situação, só nos resta concluir que não tem condições para continuar a guiar como Bom Pastor os destinos da diocese de Viana do Castelo”.

“Aceitamos e defendemos a ‘tolerância zero’ nestas matérias, mas jamais aceitaremos, na nossa condição cristã, a forma como o fez, como expôs o padre André Filipe e a sua família, que merecem o direito ao bom nome e ao anonimato próprio das diligências processuais. Onde está a justiça? Onde está o perdão? Onde está a retratação e a reparação? Aguardamos, sr. D. João”, concluem.

O padre ministrava nas paróquias do Divino Salvador de Cambeses, Santa Maria de Abedim, Nossa Senhora das Neves de Bela, São João Baptista de Longos Vales, São João Baptista de Portela e São Miguel de Sago e, era assistente dos convívios fraternos, em Monção.

Como O MINHO noticiou, o Ministério Público instaurou um inquérito à denúncia da diocese de Viana do Castelo de um alegado caso de abuso sexual de menor. 

A Procuradoria-Geral da República (PGR) referiu que o inquérito instaurado pretende “averiguar a prática de factos criminalmente relevantes e o respetivo enquadramento legal”.

Também em janeiro, após serem tornados públicos os factos, a alegada vítima de abuso sexual de André Gonçalves terá confirmado que mantinham uma relação desde dezembro de 2022, mas garante que “houve total consentimento das duas partes”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Segundo prémio do euromilhões saiu em portugal

Segundo prémio do Euromilhões saiu em Portugal

Próximo Artigo
Trabalhador fica ferido após queda numa obra em braga

Trabalhador fica ferido após queda numa obra em Braga

Artigos Relacionados