fHist afirma-se no calendário dos grandes eventos culturais de Braga

Fhist afirma-se no calendário dos grandes eventos culturais de braga

Mais consolidado e integrado no calendário dos principais eventos culturais. Assim se pode resumir a terceira edição do Festival de História (fHist) que quer em Braga, quer em Diamantina, no Brasil, registou uma forte adesão do público. ‘Diálogos Oceânicos’ foi o tema escolhido que, pela primeira vez, atravessou o Atlântico para aproximar as duas cidades e debater temas sobre História, Educação e Cultura.

Miguel Bandeira, vereador do Município de Braga, foi uma das muitas personalidades que se deslocaram a Diamantina para participar no evento e salientou que o fHist tem tudo para se afirmar nos países de língua portuguesa.

“Em Braga o fHist foi uma experiência muito positiva e que registou grande participação. O evento permitiu-nos saber um pouco mais sobre a história do Brasil contemporâneo que é pouco conhecida em Portugal” referiu o vereador, adiantando que “existe todo interesse” em realizar o evento novamente.

“O fHist é, de fato, uma ideia extraordinária de carácter inovador, porque integra o mundo académico da investigação histórica e figuras da criatividade artística, assim como o universo da comunicação, o que proporciona uma enorme divulgação do conhecimento em geral”, concluiu Miguel Bandeira

Em Braga, o evento contou com a participação de 239 pessoas que se inscreveram para os debates no auditório do GNRation, e em Diamantina a ‘Tenda da História’ contou com 435 inscritos.

Também em relação aos espetáculos, o fHist revelou-se um sucesso. Em Braga marcaram presença grandes nomes como Maria Bethânia, no Theatro Circo, Ivan Vilela, no GNRation. Em Diamantina, foi a vez de Arnaldo Antunes, de Mamour Ba e da Conexão Tribal, que reuniram cerca de 1.500 pessoas.

Ao proporcionar uma intensa sinergia entre historiadores, jornalistas, pesquisadores, autores e artistas com o grande público, a terceira edição do fHist alcançou o seu principal objetivo de difundir e democratizar os conhecimentos dos temas da História para que a sociedade possa refletir sobre o presente e projetar o futuro.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Mulher de 43 anos desaparecida em monção

Mulher de 43 anos desaparecida em Monção

Próximo Artigo
Pólo de guimarães do ipca inaugurado esta semana no ave park

Pólo de Guimarães do IPCA inaugurado esta semana no Ave Park

Artigos Relacionados