A décima edição do Festival de Teatro Amador Terras de Camilo, em Famalicão, arranca no próximo sábado, no Centro de Estudos Camilianos, e decorrerá até ao dia 22 de maio, com a apresentação de uma dezena de peças.
A abertura do certame, no próximo sábado, está nas mãos do GRUTACA – Grupo de Teatro Amador Camiliano, que subirá ao palco com a peça “A Morgadinha de Vale d’Amores”, de Camilo Castelo Branco.
No dia 27 de fevereiro, pelas 21h30, o Grupo Paroquial de Teatro de Leça traz ao festival a peça “Alguém terá de morrer” e no dia 6 de março é a vez do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto apresentar “O Namorador”, uma peça inspirada na obra homónima do autor Martins Pena.
O festival prossegue a 9 de abril com a peça “O Manual da felicidade”, pelo Teatro Universitário do Minho e a 30 de abril, com a encenação, por parte do Núcleo de Teatro da Associação Cultural de Vermoim, da obra “25 de Abril – Revolução dos Cravos”, da autoria do vereador da Educação da autarquia famalicense, Leonel Rocha.
O mês de maio dá as boas vindas ao Grupo de Teatro da Didáxis que entra em cena no dia 1 com a retrospetiva de alguns dos melhores sketchs representados por Herman José na peça “Rir”, e ainda a 15 de maio, com “O Bojador e outros textos de Sophia”, de Sophia de Mello Breyner.
A 14 de maio, o GRECULEME – Grupo Recreativo e Cultural de Lemenhe apresenta “Poli…Clínicos”, enquanto que a 21 de maio é a vez do Grupo de Teatro Renascer, de Esmoriz, subir ao palco com “Flor Alma Espanca”, um texto de Leandro Vale. O Festival termina a 22 de maio, com a representação de “A Guerra do Tabuleiro de Xadrez”, de Manuel António Pina, por parte do GRUTACA.
A iniciativa, organizada pelo município de Famalicão e pelo GRUTACA – Grupo de Teatro Amador Camiliano, contará ainda com uma componente formativa, com a realização de um workshop de teatro, no dia 22 de março, orientada pelo professor Carlos Alexandre Silva.
A inscrição para a formação é de cariz obrigatório, sendo que tanto as peças de teatro como a formação têm entrada gratuita.
Fique a par das Notícias de Famalicão. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui