Festival Internacional de Órgão de regresso a Braga

De 06 a 15 de maio
Festival internacional de órgão de regresso a braga
Foto: Divulgação / CM Braga

O Festival Internacional de Órgão de Braga volta a realizar-se de 06 a 15 de maio, com obras que vão desde o barroco ao contemporâneo, dos compositores ibéricos aos franceses, italianos e alemães, incluindo um concerto dedicado a Beethoven.

Além do Órgão, o festival conta com os sons de outros instrumentos com o piano, o cravo, o harmónio, o acordeão, a celesta, o clavicórdio e atá mesmo os carrilhões das igrejas de Braga. Um universo instrumental dado a conhecer por alguns dos mais importantes intérpretes e onde será apresentada a composição vencedora do II Prémio Pedro de Araújo.

“Pela sua autenticidade e características únicas, o Festival Internacional de Órgão de Braga é um evento que congrega vontades de diferentes instituições em torno da promoção do nosso património e da valorização da nossa riqueza cultural. Este evento cumpre um dos desígnios deste Executivo que é trabalhar a dinamização cultural utilizando o património existente e é mais uma oportunidade para que a sociedade contemple, em todo o seu esplendor, o timbre e as características únicas destes órgãos históricos”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação do festival, que decorreu esta quarta-feira, na Sé Catedral de Braga.

A valorização, salvaguarda e recuperação deste património tem sido a imagem de marca deste evento único que, ao mesmo tempo, vai deixando o seu legado à cidade. Prova disso, considera a autarquia em comunicado enviado a O MINHO, é a recuperação do órgão existente na Capela de São João da Ponte que, após o restauro, será inaugurado durante esta oitava edição, contabilizando sete instrumentos históricos que voltaram a ganhar voz desde o início deste Festival. “Com este Festival, Braga está a contribuir para a aceleração da recuperação deste instrumento musical de excelência, através da valorização e divulgação do seu património histórico”, salientou Ricardo Rio, citado no comunicado.

Festival internacional de órgão de regresso a braga
Foto: Divulgação / CM Braga

O autarca lembrou que a valorização e aposta no turismo religioso é “uma bandeira deste Executivo” que reconhece o papel preponderante e essencial deste bem patrimonial. “Promover a nossa história, o nosso legado e a nossa identidade através do dinamismo cultural, tem contribuído decisivamente para a afirmação de Braga, quer a nível nacional, como internacional”, acrescentou Ricardo Rio.

A finalizar, o presidente da Câmara manifestou a intenção de incluir Braga na ECHO – European Cities of Historical Organs, uma rede europeia de Cidades que possuem órgãos históricos e que promovem a sua divulgação através de acções que contribuem para o conhecimento deste património histórico, não só nas suas cidades, mas além-fronteiras.

Os concertos vão decorrer na Sé Catedral de Braga, Igreja de Santa Cruz, Igreja de São Francisco, em Real, Basílica dos Congregados; Igreja de São Marcos, Mosteiro de Tibães, Igreja de São Lázaro e Igreja de Santo Adrião. A par dos concertos, o festival conta ainda com exposições no Museu Pio XII e na Casa dos Crivos.

A programação do VIII Festival Internacional de Órgão de Braga pode ser consultada aqui.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Encontrado morto homem desaparecido há mês e meio em montalegre

Encontrado morto homem desaparecido há mês e meio em Montalegre

Próximo Artigo
Escolas portuguesas preparadas para transição “o menos dura possível” de crianças ucranianas

Escolas portuguesas preparadas para transição “o menos dura possível” de crianças ucranianas

Artigos Relacionados