Braga
Festival Encontros da Imagem “projeta Braga além-fronteiras”
“Poder & Ilusão” é o tema da 25.ª edição do Festival Encontros da Imagem que, de 23 de setembro a 1 de novembro, irá percorrer 15 espaços Bracarenses, trazendo à cidade exposições de 25 autores que traduzem, segundo comunicado da Câmara Municipal de Braga, o “melhor da fotografia contemporânea nacional e internacional”.
A apresentação teve lugar esta quarta-feira, data em que se assinala o Dia Mundial da Fotografia e, segundo Ângela Ferreira, diretora do evento, o Festival ocorre num contexto muito particular.
“Este é o momento para percebermos a atual situação política em torno da imagem. Estamos num momento de grandes mudanças na Europa e a fotografia adquiriu uma força que contamina todos os territórios. Neste momento são partilhadas milhões de imagens em tempo real dos acontecimentos que estão a acontecer em todo o mundo”, referiu, salientando que a fotografia “assume cada vez mais um papel preponderante na sociedade atual”.
Do Mosteiro de Tibães ao Museu da Imagem, da Casa dos Crivos à Reitoria da Universidade do Minho, passando pela Casa das Bombas, na Rua do Souto, esta edição vai incluir dezenas de acontecimentos e exposições como a de ‘Novas Visões da Fotografia Chinesa: Poemas e Colecções’, no Museu Nogueira da Silva, com trabalhos de Ren Hang, Lin Zhipeng e da coleção de Pierre Bessard. No Theatro Circo, de 29 de setembro a 10 de outubro chega-nos ‘Maybe’ pela objetiva do fotógrafo britânico Phil Toledano, que é conhecido pelos vários trabalhos que tem realizado acerca da sua vida familiar.
“O tema escolhido para esta edição propõe analisar, através de vários ângulos, o diálogo de artistas contemporâneos envolvidos num ambiente social em constante mudança. Nesta edição, é gerado um campo de criação dinâmica e social em que artistas, curadores, críticos e estudiosos exploram o tema do Poder e da Ilusão, nas suas múltiplas leituras”, acrescentou Ângela Ferreira.
Uma das novidades desta edição é o prémio de fotografia ‘EI AWARD’, que recebeu 250 candidaturas. O vencedor terá direito a uma exposição individual na próxima edição do festival, em 2016. O edifício GNRation recebe a exposição ‘Capa e Espada: 25 capas de discos’, que terá lugar de 24 de setembro a 24 de outubro. Trata-se de uma seleção de 25 capas de discos que marcam as 25 edições dos Encontros da Imagem. No mesmo local, a 25 de setembro, os ‘Ermo’ vão dar música aos projetos de diversos autores, no âmbito do ciclo Trabalho da Casa.
Destaque também para uma iniciativa “que pretende agregar o grande público”. Trata-se do concurso ‘#EIGROUNDCONTROL’ que desafia os participantes a partilhar fotografias alusivas ao tema desta edição nas redes sociais, utilizando a hastag #eigroudcontrol.
Este é um evento que na opinião de Sameiro Araújo, vereadora do Município de Braga, “é um caso raro de persistência e de consolidação de uma marca que projeta a Cidade além-fronteiras e promove a criação de novos públicos”.
“O Município de Braga, na qualidade de parceiro e mecenas, está atento à evolução deste projeto e tem disponibilizado total apoio para que o festival continue com a qualidade que todos reconhecemos e, simultaneamente, leva a cultura a diversos espaços da Cidade”, referiu Sameiro Araújo, enaltecendo a particularidade desta iniciativa em “aliar o potencial de jovens autores emergentes com grandes nomes internacionais da fotografia”.
-
BragaHá 1 dia
Quarto a arrendar por 500 euros em Braga ‘incendeia’ redes sociais
-
RegiãoHá 2 dias
Depressão Mathis. Vem aí chuva e ondas até 5 metros
-
Aqui PertoHá 1 dia
Está quase pronto o elevador gigante de Vigo que sobrevoa a autoestrada
-
Alto MinhoHá 2 dias
Politécnico de Viana de luto pela morte de estudante em despiste de ‘pick up’ na Serra d’Arga