Festival de música em Guimarães junta “criação, formação e fruição”

Westway acrescenta relação ao cinema à programação
Foto: Westway Lab / Facebook / Arquivo

O evento Westway junta “criação, formação e fruição” e regressa a Guimarães em abril para a 12.ª edição, numa altura em que acrescenta ao programa uma vertente voltada para a relação entre o cinema e a música.

Nas palavras do diretor do evento, Rui Torrinha, o Westway (cujo Lab é uma das três vertentes, a par do Live e do Meeting) é “uma plataforma de deteção de talentos”, que tem dentro de si “um festival, uma conferência e um conjunto de residências”, ou seja: “Junta a criação, a formação e a fruição”.

Destinado a profissionais do setor da música – que vão trabalhar, debater e mostrar as suas criações a programadores -, mas também ao público, o Westway acontece em Guimarães entre 09 e 12 de abril, desta feita também com os olhos postos no cinema, em colaboração com a produtora Bando à Parte, contando com apresentações pelo realizador e produtor português Rodrigo Areias e pelo realizador finlandês Aki Kaurismaki, a par do músico português The Legendary Tigerman.

O Westway deste ano vai também abordar o facto de Guimarães ser Capital Verde Europeia no próximo ano, contando com uma parceria com o Laboratório da Paisagem.

Na dimensão Lab, vão estar em residência, no Centro de Criação de Candoso, Catuxa Salom, Estêvão, Luís Contrário, Malinwa, Nobre, TEll A ViSiON e SHY, que depois vão apresentar os resultados no café-concerto do Centro Cultural Vila Flor.

No programa de concertos, estão previstas as atuações de Chico Bernardes, C’Mon Tigre, Collignon, emmy Curl, Fidju Kitxora, Homem em Catarse, IBSXJAUR, JoeJas, Lana Gasparøtti, Maria Chiara Argirò, Maidavale, Martha Da’ro, Them Flying Monkies e Visco, entre outros.

Para o programa de debates, estão confirmadas as presenças de vários especialistas nacionais e internacionais.

O Westway deste ano conta ainda com um encontro da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses dedicado à música, disse Rui Torrinha, que realçou que se vai tentar que seja “um contributo para reforçar as relações de circulação a nível nacional no âmbito da música”.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados