Seguir o O MINHO

Ave

Festival de gastronomia em Guimarães durante onze dias na Plataforma das Artes

em

“Guimarães nas Artes” reúne património gastronómico da região. Noites de fim de semana são animadas com música ao vivo. Crianças até aos 12 anos têm entrada livre no recinto.

A Plataforma das Artes e da Criatividade recebe, entre esta quinta-feira, 27 de agosto, e o dia 06 de setembro, a primeira edição de “Encontros de Gastronomia”. Durante 11 dias, três restaurantes e uma pastelaria de Guimarães vão estar em funcionamento permanente no evento, apresentando cerca de seis dezenas de diferentes propostas gastronómicas reveladoras da riqueza ímpar do receituário minhoto.

Bacalhau com broa, polvo à antiga, papas de sarrabulho, arroz de pato, tripas, vitela assada, queijadinhas e tortas de Guimarães são algumas das propostas gastronómicas que serão apresentadas pelos restaurantes Antigo Nora do Zé da Curva, Dan José e Florêncio e ainda pela Pastelaria Clarinha, com o preço das refeições a variar entre 1 e 12 euros.

Durante o “Guimarães nas Artes”, chefes de cozinha de primeiro plano são desafiados a reinterpretar as receitas de sempre, ao vivo, e sempre às 14:30 horas. Filomeno Nogueira (chefe executivo dos hotéis Guimarães e Fundador), dia 29 de agosto; o vimaranense António Loureiro (“Chefe Cozinheiro do Ano 2014”, hotel Mélia Braga), dia 30 de agosto; Renato Cunha (chefe restaurante Ferrugem, Famalicão), dia 5 de setembro; e Rui Martins (chefe de cozinha do restaurante lisboeta Tavares), dia 6 de setembro, são os nomes em cartaz.

À noite, sempre às 21:30 horas, haverá espetáculos musicais na Plataforma das Artes, com os Cantarte, Helena Sarmento, B-JAZZ: Coro da Escola de Jazz do Convívio e John And Charmers. O festival “Guimarães nas Artes”, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, decorre às segundas, terças e quartas-feiras, das 18h às 23h; quintas e sextas, das 18h às 24h; sábados, das 12h às 24h; e domingos, das 12h às 23h.

A entrada em “Guimarães nas Artes” tem o valor de 4 euros por pessoa, com acesso às exposições temáticas na Plataforma das Artes e oferta de uma cerveja Super Bock original. As crianças até aos 12 anos têm entrada livre no recinto. O evento, que se realiza pela primeira vez em Guimarães, integra-se na temporada 2015 dos Encontros de Gastronomia, promovidos pela Super Bock e EV-Essência do Vinho. Um dos objetivos da iniciativa é a conjugação dos sabores intensos da gastronomia minhota com a coleção de cervejas artesanais Super Bock Seleção 1927.

Populares