Arquivo

Festas de Santo António regressam a Vila Verde (e Fernando Daniel é o cabeça de cartaz)

De 09 a 13 de junho
Festas de santo antónio regressam a vila verde (e fernando daniel é o cabeça de cartaz)
Foto: Arquivo

As festas de Santo António regressam ao concelho de Vila Verde, entre 09 e 13 de junho, após dois anos de interregno devido à covid-19, com o cantor Fernando Daniel como cabeça de cartaz.

A apresentação do programa das festividades em honra de Santo António decorreu hoje no edifício dos Paços do Concelho, com a presença da presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes (PSD).

Para a autarca, o regresso das festas concelhias, após uma pausa de dois anos, devido à pandemia de covid-19, é “uma oportunidade para comprovar como o concelho, a população e as instituições [locais] continuam ativas, dinâmicas e até mais fortes”.

“Apesar da situação pandémica não estar completamente ultrapassada, retomar a atividade normal das manifestações e dos eventos populares serve também para todos percebermos que valeu a pena sermos responsáveis e estarmos unidos para vencer mais este desafio que representa a covid-19”, frisa Júlia Fernandes.

Para a presidente deste município minhoto, as festas de Santo António “são um dos momentos emblemáticos” da região e mostram “uma parte da identidade, das tradições e do modo de vida [locais], tanto a nível do concelho como das freguesias”.

“Este é um evento importante pela mais-valia que representa para o turismo e pelo reforço que traz à atratividade do concelho, assim como pelo impacto na dinamização económica, cultural e social. Pela envolvência de todas as freguesias, movimentos associativos e instituições, percebe-se o impacto das festas de Santo António na dinamização de todo o concelho”, destaca a autarca.

Do programa de animação fazem parte, nomeadamente, a procissão solene em honra de Santo António, as marchas, as rusgas, os concertos musicais, os festivais de folclore, várias exposições, diversos eventos desportivos, o festival da ‘Febra’, assim como a tradicional bênção dos animais, no alto de Santo António Mixões da Serra.

Fernando Daniel é o cabeça de cartaz a nível musical, estando a sua atuação prevista para as 22:00 de 13 de junho (segunda-feira, feriado municipal), na Praça de Santo António, no centro da vila.

“São festas populares, feitas pelo povo e para o povo. O programa destas festas concelhias destaca-se pela sua variedade, pela grande diversidade de eventos. O objetivo é dar espaço às mais diversas opções de diversão e animação. Queremos chegar a todas as gerações. Quando falamos do povo, estamos a falar de todos os estratos sociais e idades da nossa população”, salienta Júlia Fernandes.

A autarca acrescenta que o “sucesso” das festas concelhias se deve ao “envolvimento e dedicação” das instituições e das associações do concelho, “que se dedicam de corpo e alma às atividades, que fazem parte de um programa rico e muito diversificado”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Líder separatista anuncia nacionalização de navios em mariupol

Líder separatista anuncia nacionalização de navios em Mariupol

Próximo Artigo
Minho tem 22 praias com "qualidade de ouro"

Minho tem 22 praias com "Qualidade de Ouro"

Artigos Relacionados