Seguir o O MINHO

Ave

Festas Antoninas regressam a Famalicão com marchas e concerto de Diogo Piçarra

De 09 a 13 de junho

em

Foto: Divulgação / CM Famalicão

Depois de dois anos de interrupção por causa da pandemia de covid-19, Famalicão volta a celebrar as Festas Antoninas, entre 09 a 13 de junho, com um vasto programa do qual se destacam o concerto de Diogo Piçarra, o regresso dos “Toninho’s” e o desfile das marchas.

O programa contempleta concertos, todos gratuitos, com Diogo Piçarra, no dia 13, como cabeça cartaz, Alvorada Musical e Zezé Fernandes, no dia 09, Nuno Portugal e Os Pêgas, dia 10, a estreia musical de Jess e Retimbrar, dia 11 de junho.

As celebrações contemplam outras tradições como as marchas, a distribuição do pão e a procissão em honra de Santo António, o desfile etnográfico, a caminhada camiliana, o encontro de cavaquinhos e os cantares ao desafio, os arraiais, os saltos às fogueiras, entre outras.

O presidente da Câmara, Mário Passos, vê com “muito entusiasmo” o regresso das Festas Antoninas nos moldes habituais. “Estamos todos com muita vontade de viver tudo aquilo a que nos vimos privados nos últimos dois anos. Dá para perceber o quanto os famalicenses estão ansiosos e entusiasmados por poder voltar a festejar as Antoninas, as grandes festas do nosso concelho”, refere, citado em comunicado.

Este ano, o grandioso desfile das Marchas volta a sair à rua na noite de 12 para 13 de junho. Os preparativos já começaram e o momento mais esperado das Antoninas promete animar as ruas do centro da cidade, numa saudável competição entre associações e freguesias do concelho.

Ao todo são sete as marchas participantes: Associação Recreativa e Cultural de Antas, União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, Associação Cultural e Desportiva de São Martinho de Brufe, Casa do Povo de Ruivães, Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte – Carreira, Associação Cultural e Recreativa São Pedro Riba de Ave e LACS – Associação Cultural São Salvador da Lagoa.

Destaque ainda para a vertente religiosa das Festas, no feriado do dia 13 de junho, com a procissão em honra de Santo António a percorrer as principais ruas da cidade. Antes disso, pela manhã realiza-se a Missa e a distribuição do Pão, cumprindo-se uma tradição secular.

A vertente desportiva do cartaz tem perto de uma dezena de provas, com destaque para o Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, no dia 12, para a Caminhada Camiliana e a Descida Mais Louca, ambas no dia 10.

O regresso dos “Toninho’s” à Praça D. Maria II é uma das grandes novidades deste ano. A iniciativa promete chamar os mais jovens para dançar na noite do dia 11 de junho ao som dos DJ’s convidados Cubita, Overule & Landu Bi, Diogo Fonseca e Assis Martin.

Populares