Festas Antoninas de Famalicão em vias de classificação como Património Cultural

Processo está em consulta pública

A inscrição das Festas Antoninas, de Famalicão, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial está em consulta pública, segundo anúncio hoje publicado em Diário da República.

Assinado pela subdiretora-geral do Património Cultural, Rita Jerónimo, o anúncio dá conta de um prazo de 30 dias para a consulta pública.

As observações em sede da presente consulta pública poderão ser apresentadas, de forma desmaterializada, através do sistema MatrizPCI (http://www.matrizpci.dgpc.pt/) ou, em alternativa, ser endereçadas, em correio registado, à Direção-Geral do Património Cultural.

Findo o prazo da consulta pública, a Direção-Geral do Património Cultural tem 120 dias para decidir sobre o pedido de inventariação.

A Câmara de Famalicão quer ver as Festas Antoninas inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, tendo para o efeito apresentado uma candidatura no âmbito do projeto regional “Romarias do Minho”.

O projeto, constituído pela maioria dos municípios da região, visa identificar, estudar, valorizar e promover as principais festividades minhotas no país e no estrangeiro.

Segundo informação disponibilizada na página da Internet do município, as Festas Antoninas, em honra do ‘Santo Casamenteiro’, “mobilizam o concelho e chamam à cidade milhares de turistas”.

“A festa dura toda a noite e, um pouco por toda a cidade, há música, bailaricos e arraiais populares”, refere a autarquia, que tem o seu feriado municipal no dia do Santo António (13 de junho).

A Câmara de Famalicão destaca ainda que, todos os anos, milhares de pessoas se concentram na Rua Alves Roçadas, junto à capela de Santo António, para receber o ‘pão de Santo António’, cumprindo-se assim uma das mais antigas tradições das Festas Antoninas”.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Associação Comercial e Industrial de Barcelos aposta na compra coletiva de gás e energia

Próximo Artigo

Filho de Rivaldo vai jogar no Vizela

Artigos Relacionados
x