Seguir o O MINHO

Ave

Festa Internacional das Camélias de Celorico de Basto, uma aposta com retorno

em

O presidente da Câmara de Celorico de Basto disse hoje que se justifica, cada vez mais, a aposta na Festa das Camélias, que se realiza este fim de semana, devido ao peso do evento na dinamização da economia.

“É uma aposta ganha. Um euro investido nesta festa tem um retorno muito maior na valorização da nossa economia local”, afirmou Joaquim Mota e Silva.

Em declarações após a apresentação da 13ª edição da Festa Internacional das Camélias, realizada no Auditório Professor Marcelo Rebelo de Sousa, o autarca recordou que, “por estes dias”, o concelho recebe milhares de visitantes.

“Temos centenas de dormidas, milhares de refeições, milhares de compras de produtos no comércio local, frisou, acrescentando que a localidade recebe todos os anos, por esta altura, turistas de vários pontos do país e do estrangeiro, sobretudo da Galiza, Espanha.

“Estamos a crescer. Este evento atrai cada vez mais pessoas. É uma alavanca cada vez maior para o nosso turismo”, frisou, apontando como um dos grandes atrativos do concelho para os forasteiros “os Jardins centenários de camélias que são verdadeiras obras de arte e que perduram há muitos anos”.

No sábado e no domingo, os visitantes podem visitar uma exposição de camélias, com dezenas de trabalhos realizados por produtores e pelas instituições do concelho e assistir a desfiles em que aquela flor é o mote para as roupas e adereços.

“Quem dá a grande forma à organização é a comunidade. Há um envolvimento muito forte da população que se esmera para valorizar as nossas camélias e fazer arranjos florais lindíssimos”, disse.

Passeios organizados pela Câmara pelos vários jardins de camélias daquele concelho minhoto e degustação de produtos tradicionais ligados àquela flor são outras atividades que constam do programa.

“Temos aqui uma economia local fervilhante em termos de criação de produtos ligados às camélias, como chás, doçaria, licores, compotas, para além de outros produtos locais de grande visibilidade, como os vinhos”, assinalou o presidente da câmara, prosseguindo: “Fazemos aqui uma sinergia que valoriza a produção e a comercialização dos nossos produtos”.

A propósito, anotou o número crescente de residentes locais que têm nos negócios ligados às camélias uma importante fonte de rendimentos.

As ruas da vila de Celorico de Basto estão, por estes dias, enfeitadas com arranjos florais, que podem ser vistos nas montras das lojas ou nas fachadas das casas.

Espalhados pela área urbana estão também dezenas de espantalhos com decorações à base de camélias.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Celorico de Basto. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares