Arquivo

Festa da Flor vai ‘perfumar’ Famalicão em maio

Entre 12 a 14 de maio
Festa da flor vai 'perfumar' famalicão em maio

Famalicão vai celebrar a Festa da Flor, entre 12 a 14 de maio, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a autarquia explica que o centro da cidade vai estar decorado com flores, “as protagonistas desta perfumada iniciativa que já é uma das atrações turísticas do concelho”.

A Batalha das Flores é o ‘ex-libris’ da Festa da Flor, e acontece no domingo, 14 de maio, pelas 15:30. A iniciativa reúne mais de 500 participantes de duas dezenas de associações e instituições famalicenses, que vão percorrer as ruas do centro da cidade levando “cor e alegria à multidão que acompanha, todos os anos, esta ‘batalha’ floral”.

O cortejo arranca na Rua Manuel Pinto de Sousa, passa pela Rua Adriano Pinto Basto, Alameda D. Maria II e Rua Lourenço da Silva Oliveira, e termina na rotunda D. Sancho I.

Para além das flores, também haverá lugar para as trocas, com a realização da Feira Grande de Maio, uma feira secular que acontece ao longo da segunda-feira, 08 de maio, no parque da Feira Semanal, e que também ganhou o nome popular de “Feira das Trocas”, devido ao facto de, quando não havia dinheiro, os produtores e comerciantes efetuarem uma troca de produtos. A iniciativa marca o arranque das festividades de maio.

Durante todo o fim de semana em que decorre a Festa da Flor, haverá comércio de flores e plantas no topo norte da Praça D. Maria II (Praceta Cupertino de Miranda), com a presença de expositores e vendedores de flores e plantas, e as ruas da cidade estarão decoradas com ornamentações florais, feitas por coletividades culturais e empresas do ramo da floricultura do concelho de Vila Nova de Famalicão.

A par da Festa da Flor, decorrerá, na mesma praça, uma feira dedicada aos produtos locais e gastronomia, com artesanato, doçaria tradicional, petiscos, produtos hortícolas, entre outros.

Também não irá faltar animação de rua com Swing a Song, nos dias 12 e 13 de maio, e o Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC), no dia 13, que vão contagiar os transeuntes com a sua boa disposição na Praça 9 de Abril e Praça D. Maria II, entre as 10:00 e as 13:00.

Já a noite é destinada a concertos na Praceta Cupertino de Miranda. Na sexta-feira, 12, pelas 21:00, sobe ao palco Ângela Silva, que apresentará canções tradicionais, seguindo-se o concerto de João Pires (‘Guarida’), às 22:00. No dia seguinte, será a vez de Sofia Machado encantar os presentes com a sua musicalidade jazzística, pelas 21:00, seguindo-se a atuação da banda folk, Antikua, uma hora depois.

A animação cultural prossegue no domingo, 14, com teatro de marionetas com bonecas motanka, às 11:00, na Praceta Cupertino de Miranda, e à tarde, pelas 17:30, com a Banda de Música de Riba D’Ave, na Praça D. Maria II.

Para despertar os dotes mais artísticos, durante toda a Festa da Flor, a Praça 9 de Abril vai transformar-se na Praça da Arte ‘En plein air’, com oficinas e dinâmicas ligadas à pintura e cerâmica, ao longo dos três dias da festividade.

Todas as iniciativas têm entrada gratuita. A programação completa da Festa da Flor está disponível no ‘site’ da Câmara.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Colisão provoca quatro feridos em monção

Colisão provoca quatro feridos em Monção

Próximo Artigo
Nutella lança edição limitada inspirada em ponte de lima

Nutella lança edição limitada inspirada em Ponte de Lima

Artigos Relacionados