Arquivo

Fernando Tordo, Paulo de Carvalho, Costa Pinto e Nazareth Fernandes condecorados por PR

Cultura
Fernando tordo, paulo de carvalho, costa pinto e nazareth fernandes condecorados por pr

Os autores Fernando Tordo, Paulo de Carvalho, Jorge Costa Pinto e Nuno Nazareth Fernandes, quatro nomes da música e cultura portuguesas, foram condecorados pelo Presidente da República, em Lisboa, revelou a Presidência da República.

Segundo informação divulgada na terça-feira, os músicos Fernando Tordo e Paulo de Carvalho foram agraciados por Marcelo Rebelo de Sousa com o grau de comendador da Ordem da Liberdade.

O maestro e compositor Jorge Costa Pinto e o letrista e argumentista Nuno Nazareth Fernandes foram condecorados pelo chefe de Estado com o grau de comendador da Ordem do Mérito.

Embora com carreira firmada em nome próprio ao longo das últimas décadas, os caminhos dos quatro autores agraciados cruzaram-se na música portuguesa, em parcerias e colaborações artísticas, nomeadamente no Festival da Canção.

A título de exemplo, Fernando Tordo e Paulo de Carvalho, ambos com 75 anos, trabalharam juntos por diversas ocasiões, como em 1971, quando gravaram o álbum “Festival de Camaradagem”, com o Duo Orfeu e Ary dos Santos; como em 1977 quando fizeram parte do grupo Os Amigos e venceram o Festival da Canção a interpretarem a música “Portugal no Coração”; ou como nos anos 1980 quando fizeram o espetáculo “Só Nós Três”, com Carlos Mendes e direção de Pedro Osório.

Recentemente, Fernando Tordo atou com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direção de Jorge Costa Pinto, hoje com 90 anos, nome ligado ao jazz em Portugal, arranjador, compostor, antigo baterista, e também um dos orquestradores e chefes de orquestra mais vezes presente no Festival da Canção, tendo dirigido “Tourada”, com que Tordo venceu o certame em 1973.

Nuno Nazareth Fernandes, 80 anos, é o autor da composição das músicas “Desfolhada” e “Menina do Alto da Serra”, ambas com letras de Ary dos Santos e apresentadas no Festival da Canção, a primeira interpretada por Simone de Oliveira e a segunda por Tonicha.

A canção “Menina do Alto da Serra” teve orquestrações de Jorge Costa Pinto.

De acordo com a Presidência da República, a Ordem da Liberdade reconhece “serviços relevantes prestados em defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação da pessoa e à causa da liberdade”.

Já a Ordem de Mérito destina-se a galardoar “atos ou serviços meritórios” e que “revelem abnegação em favor da coletividade”.

Na área da Cultura, Marcelo Rebelo de Sousa também condecorou esta semana o cartoonista António com o grau de comendador da Ordem da Liberdade.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Portugal já registou mais de 7. 000 hectares de área ardida em 2023

Portugal já registou mais de 7.000 hectares de área ardida em 2023

Próximo Artigo
Trabalhadores da tap exigem ao novo presidente fim dos cortes salariais e reintegração dos despedidos

Trabalhadores da TAP exigem ao novo presidente fim dos cortes salariais e reintegração dos despedidos

Artigos Relacionados