Seguir o O MINHO

Futebol

Fernando Santos entre os 10 treinadores nomeados aos prémios ‘The Best’ da FIFA

Treinador da seleção nacional

em

Foto: DR / Arquivo

O selecionador português, Fernando Santos, integra a lista de 10 nomeados para o prémio ‘The Best’ da FIFA para melhor treinador da época 2018/19, revelou hoje o organismo que rege o futebol mundial.


O técnico de 64 anos, que em junho levou Portugal à conquista da primeira edição da Liga das Nações, aparece na companhia do alemão Jürgen Klopp, vencedor da Liga dos Campeões com o Liverpool, do argentino Maurício Pochettino, que levou o Tottenham à final da ‘Champions’, e do espanhol Pep Guardiola, que conquistou todas as competições inglesas com o Manchester City.

Tite, vencedor da Copa América com o Brasil, também aparece no grupo de nomeados, assim como Djamel Belmadi, que conquistou a Taça das Nações Africanas pelo Argélia, e o argentino Marcello Gallardo, que levou o River Plate ao triunfo na Taça dos Libertadores.

O selecionador francês Didier Deschamps, o holandês Erik ten Hag, campeão holandês e semi-finalista da ‘Champions’ pelo Ajax, e o argentino Ricardo Gareca, finalista vencido da Copa América com o Peru, completam a lista de nomeados.

Selecionador português desde 2014, Fernando Santos levou Portugal à conquista do Euro2016, o primeiro título de sempre da seleção nacional, e já este ano juntou a Liga das Nações, depois de vencer a Holanda na final, por 1-0, no Estádio do Dragão, no Porto.

Em 2018/19, Portugal não sofreu qualquer derrota, somando cinco vitórias e cinco empates.

Na lista dos nomeados para melhor treinador de futebol feminino, destaque para Jill Ellis, que, em 2019, revalidou a conquista do Mundial com os Estados Unidos, e para Sarina Wiegman, que levou a Holanda à final do Mundial2019, em França.

Phil Neville, selecionador inglês, também aparece nos eleitos, assim como o francês Reynald Pedros, antigo avançado, que conquistou a Liga dos Campeões feminina com o Lyon.

Os vencedores dos prémios ‘The Best’ serão conhecidos em 23 de setembro, em Milão.

Lista dos candidatos aos prémios ‘The Best’:

– Melhor treinador de masculinos:

Fernando Santos (Portugal/Seleção portuguesa).

Didier Deschamps (França/Seleção francesa).

Pep Guardiola (Espanha/Manchester City)

Jürgen Klopp (Alemanha/Liverpool)

Maurício Pochettino (Argentina/Tottenham)

Tite (Brasil/Seleção brasileira)

Erik ten Hag (Holanda/Ajax)

Ricardo Gareca (Argentina/Seleção peruana)

Djamel Belmadi (Argélia/Seleção argelina)

Marcelo Gallardo (Argentina/River Plate)

– Melhor treinador de femininos:

Jill Ellis (Estados Unidos/Seleção dos Estados Unidos).

Milena Bertolini (Itália/Seleção italiana).

Phil Neville (Inglaterra/Seleção inglesa).

Peter Gerhardsson (Suécia/Seleção sueca).

Futoshi Ikeda (Japão/seleção japonesa de sub-20).

Antónia Is (Espanha/seleção espanhola de sub-17).

Joe Montemurro (Austrália/Arsenal).

Reynald Pedros (França/Lyon).

Paul Riley (Inglaterra/North Carolina Courage).

Sarina Wiegman (Holanda/Seleção holandesa).

Anúncio

Futebol

Ex-Vitória Hernâni vai jogar no Al-Wehda, de Ivo Vieira

Mercado de transferências

em

Foto: DR

O extremo português Hernâni vai jogar nos sauditas do Al-Wehda, treinados pelo compatriota Ivo Vieira, até final da temporada, por empréstimo do Levante, anunciou hoje o clube da Liga espanhola de futebol no seu site oficial.

Hernâni, de 29 anos, chegou ao emblema valenciano no ano passado, após quatro épocas e meia de ligação ao FC Porto, que, pelo meio, o cedeu aos gregos do Olympiacos e ao Vitória.

De resto, foi na primeira passagem pelos minhotos, entre 2013 e 2015, que Hernâni despertou a cobiça dos ‘dragões’, já depois de ter representado Cova da Piedade, Atlético e Mirandela.

No Al-Wehda, o extremo luso vai ser orientado por Ivo Vieira, técnico que deixou o Vitória no final da época passada e assumiu o comando do emblema de Meca, que terminou o último campeonato saudita no quarto lugar.

Continuar a ler

Futebol

Treino de Portugal com todos disponíveis e sem Ronaldo

Liga das Nações

em

Foto: Divulgação / FPF

Portugal realizou hoje o último treino antes da receção de quarta-feira à Suécia, em jogo da Liga das Nações de futebol, numa sessão em que o selecionador Fernando Santos contou com todos os convocados, excluindo Cristiano Ronaldo.

Horas antes do apronto, na Cidade do Futebol, em Oeiras, o capitão da seleção nacional acusou positivo à covid-19 e foi imediatamente afastado do estágio, tal como já tinha acontecido com o defesa José Fonte e o guarda-redes Anthony Lopes, e é baixa certa para o encontro com a Suécia.

Com Ronaldo ausente, Fernando Santos contou com 25 jogadores no treino, todos sem limitações, de acordo com as informações divulgadas pela Federação Portuguesa de Futebol, naquela que foi a última sessão antes da receção aos suecos, em jogo da quarta jornada do Grupo 3 da Liga A da Liga das Nações.

O caso de Ronaldo levou ao reagendamento do treino (estava inicialmente marcada para as 11:00) e também da conferência de imprensa de antevisão do selecionador Fernando Santos, que será às 19:00 (estava agendada para as 10:15), também na Cidade de Futebol.

Na semana passada, também numa terça-feira, o defesa central José Fonte acusou positivo à covid-19 e foi obrigado a abandonar o estágio de Portugal, acabando Domingos Duarte por ser chamado pelo selecionador nacional, e três dias depois, na sexta-feira, foi a vez do guardião Anthony Lopes ser dado como infetado, com Bruno Varela a render o jogador do Lyon.

O caso positivo de Lopes levou mesmo a seleção nacional a adiar por um dia a viagem até Paris, onde no domingo empatou a zero com a França, também em partida da Liga das Nações.

Portugal e França seguem no topo no Grupo 3, com sete pontos, embora a formação lusa tenha para já vantagem na diferença de golos, enquanto a Croácia é terceira, com três pontos, e a Suécia segue em último, sem nenhum ponto.

O Portugal-Suécia está agendado para as 19:45 e terá arbitragem do sérvio Srdjan Jovanović.

Continuar a ler

Futebol

Cristiano Ronaldo infetado com covid-19

Capitão da Seleção Nacional em isolamento

em

Foto: DR / Arquivo

Cristiano Ronaldo está infetado com covid-19, confirmou a Federação Portuguesa de Futebol.

O jogador foi dispensado dos trabalhos da Seleção Nacional após teste positivo para covid-19, pelo que não defrontará a Suécia.

O internacional português está bem, sem sintomas, e em isolamento.

Na sequência do caso positivo os restantes jogadores realizaram novos testes esta terça-feira de manhã, todos com resultado negativo, e estão à disposição de Fernando Santos para o treino desta tarde, na Cidade do Futebol, adianta a Federação.

O jogo, a contar para a fase de apuramento da Liga das Nações, está agendado para quarta-feira, às 19:45, em Alvalade.

É o terceiro caso de covid-19 na seleção portuguesa, depois de José Fonte e Anthony Lopes também terem testado positivo.

Continuar a ler

Populares